O que NÃO é ser igreja?

Às vezes definir algo não é tão fácil como por exemplo: O que é igreja? Talvez tenhamos várias definições vindas do que aprendemos de nossos pais, na escola… Mas hoje vamos procurar entender o que é verdadeiramente a igreja.

O que NÃO é ser igreja?

Se pedirmos para uma criança desenhar uma igreja como será o desenho? Uma casa com uma cruz em cima. Aprendemos isso na escola.

Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não, igreja é um edifício construído com pedras vivas.

“vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.” – 1 Pedro 2:5

Apesar de nos reunirmos nestes lugares, a construção não é a igreja. A igreja é um edifício construído com pedras vivas.

Mas o que é ser igreja?

É necessário submeter o que pensamos, vivemos e até achamos sobre o “ser igreja” à prova da palavra de deus. O que não estiver de acordo com a palavra de deus nós abandonaremos.

Palavra grega EKLESIA é composta por dois radicais gregos: EK que significa “para fora” e KLESIA que significa “chamados”.

Eklesia = chamados para fora

A igreja é uma só criação de Deus e tem um só dono: Jesus

“Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;” – Mateus 16:15-18

Já imaginou algo que foi criado no coração de deus que não é uma construção e as portas do inferno não prevalece? É a igreja. A igreja tem a ver com pessoas que moram em casas, famílias e não “templos”, porque as pessoas são o templo do Espírito Santo. Igreja não é um local físico, esta estrutura construída.

Como Saulo assolava a igreja? Derrubando os templos, fechando seus locais de encontro? Não, ele prendia as pessoas.

“Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão.” – Atos 8:1-3

Igreja tem a ver com pessoas e pessoas comuns. Igreja tem a ver com pessoas que vivem no mundo mas não são do mundo

  • Não são grandes homens de Deus, nem especialistas, mas pessoas que entendem que são a missão de deus nesse mundo.
  • Não apenas estão em missão, mas são elas próprias a missão (em todo lugar)

“Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.” Atos 11:20-23

A igreja tem a ver com pessoas que vivem no mundo mas não são do mundo.

O apóstolo cita três categorias de pessoas: judeus, gentios e “a igreja de DEUS”. Ora, para o entendimento da época a soma dos judeus e gentios significava “o mundo inteiro” (ou alguém era judeu ou era gentio, que quer dizer “não judeu”).

Paulo então acrescenta em sua relação um povo “não do mundo”, um povo estrangeiro, peregrino, que tem como missão glorificar a DEUS em tudo que fazem aqui.

“Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;” – 1 Pedro 2:11

“E, se eu com gratidão participo, por que sou vilipendiado por causa daquilo por que dou graças?  Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:30-31

Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” – Romanos 5:8

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” – 1 Coríntios 6:20

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”

“Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.”  – Atos 20:28

Dizer que a igreja é uma construção, é o mesmo que limitar o poder de deus e dizer que ele só tem poder dentro da construção.

A expressão da igreja não é individual, mas plural.

  • …as igrejas em toda a Judéia – Atos 9:3
  • …mas a igreja fazia contínua oração. – Atos 12:5
  • …a todos que estás em Roma – Romanos 1:7
  • …a igreja de Deus que está em Corinto – 1 Coríntios 1:2
  • …às igrejas da Galácia – Gálatas 1:2
  • …aos santos que estão em Éfeso – Efésios 1:1
  • …a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos. – Filipenses.1:1
  • …a igreja dos Tessalonicenses – 1 Tessalonicenses 1:1

Uma igreja local consiste de cristãos que se reúnem num determinado lugar. Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15).

A igreja universal consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o mundo. Somente Deus pode contar e identificar seus “primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23).

Como funciona a igreja?

A funcionalidade da igreja como um organismo. A igreja por ser um corpo tem uma estrutura viva, dinâmica e carismática.

“antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.” – Efésios 4:15-16

Existem conexões, existe vida, transmissão de vida, de graça, vida de deus sendo repassada, transmitida. Um mistério de deus nos relacionamentos quando o corpo está bem ajustado, bem ligado com o auxilio de todas as juntas.

A igreja funciona através dos vínculos bem ajustados.

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.