O que é catequese?

Significa repetir a viva voz. Este era o método peculiar que os apóstolos e pregadores primitivos usavam, para ensinar oralmente a doutrina de Cristo. Faziam repetir em voz alta, servindo-se da memória. Este método nos lembra as escolas rabínicas, nas quais os discípulos aprendiam de memória os ensinamentos recebidos, repetindo as mesmas palavras do mestre, frase por frase. Este é o método que a igreja usou durante séculos (Lucas 1:4; Gálatas 6:6; Atos 18:25).

Algumas Considerações Importantes:
1. Para jogar (brincar) necessitamos de uma bola (vai para qualquer lado, diverte, porque é imprevisível e cheia de surpresas). Mas para trabalhar necessitamos de ferramentas (que usam sempre da mesma forma: o serrote, o martelo, etc., nunca apresentam novidades).

2. A palavra de Deus não deve ser usada como uma bola (para divertir com muitas novidades), mas como uma ferramenta (com disciplina e perseverança).

3. Aqueles que dizem que a catequese é monótona, são os que têm maior dificuldades para praticar. É porque não dão valor ao que é simples. Não querem se encher da palavra. Gostariam de novidades.

4. A catequese, se usada corretamente, é muito mais que uma decoreba. A CATEQUESE NÃO É SOMENTE PARA SABER, MAS PARA VIVER.

5. Se alguém desanimar, por pensar que são muitos os textos, deve entender que não necessita trabalhar com todos ao mesmo tempo. Deve pegar um de cada vez (como uma grande pilha de pratos para lavar).

6. Se não for ao pé da letra, logo muitos estarão dizendo qualquer coisa.

7. Deve haver muita repetição durante a semana (sozinho, no companheirismo, com o discipulador, etc.).

8. A catequese não é apenas para entender, mas para fazer. Memorizar é apenas uma pequena parte. Quando alguém memorizou, recém fez uma parte mínima. Deve continuar repetindo e meditando até que encarne, que viva.

9. Às vezes os mais demorados para entender são os que obedecem melhor. O mais entendido necessita da catequese, porque ela não é para saber, mas para viver.

A Catequese pode ser definida como: “O ensino de poucas coisas, que são sempre repetidas para podermos entendê-las, repetidas para podermos vivê-las, repetidas para podermos transmiti-las, e continuar repetindo para não esquecermos”.

Confira aqui a Catequese 1 e Catequese 2

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.