O Perigo da Sedução

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. – 1 João 2:15-17

A palavra de Deus nos traz três definições de mundo:
Mundo: no sentido geográfico. (Salmos 24:1-2).
Mundo: relacionado às pessoas do mundo. (João 3:16).
Mundo: relacionado ao sistema. (Romanos 12:1-2) (1 João 2:15).

O que significa o sistema deste mundo?

O Perigo da Sedução

O Perigo da Sedução

1 João 2:15-17 diz que é: A concupiscência da carne – A concupiscência dos olhos – A soberba da vida.

CONCUPISCÊNCIA é o forte e continuado desejo de fazer aquilo que desagrada a Deus ou de ter o que Deus não quer que tenhamos.

O sistema deste mundo desagrada a Deus e a palavra diz que a amizade do mundo (sistema) é inimiga de Deus, e todo aquele que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. – Tiago 4:4

Desde o princípio, satanás investe em oposição ao propósito eterno de Deus. O propósito do diabo é seduzir o homem a se apegar cada vez mais às coisas deste mundo.

No caminho para o alvo inevitavelmente nós passaremos por dois desafios que é: A provação e a tentação. Deus prova e o diabo tenta.

A provação vem de Deus com o propósito de aperfeiçoar a nossa fé: O texto de (1 Pedro 1:6-7) diz que “é necessário passarmos por várias provações para que a nossa fé seja aperfeiçoada”.

A tentação vem do diabo com o propósito de nos destruir.

Um dos grandes perigos que encontramos na nossa caminhada, não é a tentação, mas é cedermos a ela. Jesus nos ensinou a orar assim:

e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém! – Mateus 6:13

O diabo tenta nos seduzir a nos apropriarmos do reino, poder e glória, que pertencem a Deus. Nós só cairemos em tentação se deixarmos o diabo nos seduzir por ela.

Seduzir significa: Persuadir, subornar, enganar, fascinar, desonrar, encantar, atrair, cativar.

Apocalipse 12:9 diz que o diabo (a antiga serpente) é o sedutor. O diabo sempre estará por traz de alguém que tenta seduzir uma pessoa.

Como acontece a sedução?

Algumas considerações sobre a tentação no jardim do Éden: Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. – Gênesis 3:1-6

1-Quando não discernimos o perigo:

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher:

Dentre todos os animais selváticos que Deus havia criado, a serpente era a mais sagaz. (Este animal poderia ser algo comum para Adão e Eva).

Sagaz significa: Astúcia, ágil, que tem habilidade para enganar. (sutil).

O diabo usou este animal como um instrumento de ação contra o homem. Talvez a habilidade ou agilidade ou sutileza deste animal, foi a principal ferramenta que o diabo usou para seduzir o homem que era de um caráter perfeito, levando-o a se corromper.

Como o diabo age nos nossos dias?

Ele pode usar pessoas e coisas para nos atrair. Atualmente o diabo está seduzindo muitas pessoas com coisas que são tão comuns e inofensivas.
EX: computador, tv, filmes, músicas, pessoas, etc.

2-Quando damos ouvidos ao diabo: (Monólogo).

É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

O diabo procurou confundir a mulher ao generalizar a ordem que Deus havia dado ao homem: A conversa da serpente com a Eva nós podemos compreender da seguinte forma: A serpente disse a mulher: Foi isso que Deus falou: Vocês não podem comer de nenhuma fruta do jardim?

Esta pergunta levou a mulher a dizer até mesmo palavras que Deus não havia pronunciado. A mulher acrescentou a palavra e confundiu a árvore da vida com a árvore do conhecimento do bem e do mal. Pois vemos em (Gênesis 2:9) que a árvore da vida é que estava no meio do jardim e não a árvore do conhecimento do bem e do mal. Vemos isso também em (Gênesis 3:24) quando Deus colocou querubins para guardarem o caminho da árvore da vida, para que o homem não tivesse mais nenhum acesso a ela.

Atualmente o diabo age dessa mesma forma, ele tenta nos confundir trazendo pensamentos que nos levam a acolher o engano no nosso coração.

3-Quando o que é verdadeiro se torna duvidoso para nós:

Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

A serpente disse a mulher:
É certo que não morrereis. Deus sabe que no dia em que dela comerdes os seus olhos se abrirão e vocês serão como deuses, conhecedores do bem e do mal. Em outras palavras a serpente disse: Eu tenho certeza que vocês não vão morrer… Eu posso te garantir isso…Vocês podem confiar em mim.

Podemos observar que a mulher foi seduzida pelo diabo e passou a ver o pecado como algo bom, agradável e desejável. Aquilo que era mal e traria prejuízo para a humanidade, o homem e a mulher não viam mais como nenhum perigo para eles.

A sedução abre os nossos olhos para vermos o mal: Uma pessoa seduzida fica: Encantada – Atraída pelo pecado – Cheio de enganos – Mente espontaneamente – Não consegue ver a maldade no pecado – Perde sua a simplicidade e pureza.

Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. – 2 Coríntios 11:3

Atualmente Deus revela que muitas pessoas no meio da igreja se encontram nesse estado. Deus chama essas pessoas para o arrependimento.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus. – Atos 3:19-20

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.