O Joio e o Trigo

Jesus disse que aquele que ouve e pratica as suas palavras é prudente e tem edificado sua vida sobre a rocha (Mt.7:24-27). Jesus é a rocha eterna da nossa salvação. Se quisermos ter uma vida segura e firme precisamos nos comprometer com Cristo e suas palavras. A palavra de Deus é a nossa lâmpada, ela nos conduz a verdade nos livra de pecar contra Deus. Se estamos comprometidos com Jesus, estamos comprometidos com as suas palavras também. Jesus disse em João 15:5, que nós, seus discípulos, não podemos fazer nada sem Ele; Aleluia! Não podemos fazer nada sem a sua palavra. Tudo o que somos, planejamos e sonhamos deve estar de acordo com a palavra de Deus, muitos proclamam que o Cristão faz parte de um povo da promessa. Que promessa? A promessa da palavra de Deus em nossas vidas, o verbo que se fez carne Ele habitou entre nós cheio de graça e de verdade, Jesus é o verbo eterno de Deus, Ele é a palavra viva em nós. Podemos dizer e proclamar como verdadeiros discípulos de Jesus que somos a povo da palavra, aleluia!

Romanos 8:28-29 – A palavra de Deus declara que nós fomos criados para sermos semelhantes a Jesus em toda a nossa vida, a palavra Cristão tem a origem da palavra Cristo, ou seja, somos pequenos Cristos, devemos imitá-lo em tudo. Onde tem discípulo, tem palavra de Deus.

Olhando para Jesus

João 8:29 -“E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque EU sempre faço o que lhe agrada”.
João 15:10 b – “…assim como também EU tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”.

Jesus em sua vida e ministério permaneceu em tudo na palavra de Deus, será que nós também precisamos permanecer na palavra? Com certeza sim. Jesus quando foi levado ao deserto ele venceu o diabo com a palavra de Deus, quando foi questionado Ele disse: Está escrito! Precisamos dizer ao diabo, aquele que está ao nosso derredor (1 Pedro 5:8) bramando como o Leão buscando oportunidades para nos apanhar na tentação: Esta escrito!

A IGREJA PRECISA TER O COMPROMISSO COM A SEMEADURA DA PALAVRA DO REINO.

O que temos semeado? Quem semeia colhe – Gálatas 6:7
Quem semeia pouco , colhe pouco. Quem semeia muito , colhe muito – 2 Coríntios 9:6

Os discípulos de Jesus tem uma semente boa e frutífera, a palavra do Reino – Mateus 13:23. O que ouve a palavra do Reino e pratica produz frutos, ele produz: a cem, a sessenta e a trinta por um. O que temos produzido para o Senhor e o seu reino?
UMA ADVERTÊNCIA DE JESUS – Mateus 13:24-30.

O Joio e o Trigo

  • JOIO – uma falsa semente, religiosidade, hipocrisia, parece trigo mais não é. (Lucas 15:25-31)
  • TRIGO – A palavra do Reino, verdadeira e não contaminada. Semente verdadeira. Deus tem um compromisso com a semente verdadeira, a palavra do Reino.
  • JOIO – uma semente egoísta e limitada, voltada para o homem, sua necessidade e seu bem-estar.
  • JOIO – uma semente equivocada e que tem Deus a serviço do homem, uma mensagem onde o homem é centro da pregação e do evangelho. Uma semente diabólica, fábulas e engano.
  • JOIO – Uma semente de um evangelho contaminado.
  • TRIGO – Uma semente totalmente comprometida com Jesus e o seu REINO.

FOMOS ENVIADOS POR JESUS PARA SEMEAR A SEMENTE VERDADEIRA, O TRIGO.

O que acontece quando semeamos o joio na Igreja?
Teremos uma injusta cooperação, onde ninguém quer fazer sua parte, teremos problemas!

O que acontece quando semeamos o trigo?
Teremos uma justa cooperação de cada parte, onde cada discípulos esta envolvido na edificação do corpo de Cristo e cada um faz a sua parte. Teremos uma multiplicação de discípulos em nosso meio.

Fomos enviados para evangelizar, pregar o evangelho – (Marcos 16:15) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

O DISCÍPULO DE JESUS É TODO AQUELE QUE PERMANECE NA PALAVRA DE DEUS EM QUALQUER OCASIÃO.

Jesus condiciona a nossa amizade com Ele com o fato de permanecermos em sua palavra – (João 15:14) “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando”. Ele esta querendo dizer que quando nós permanecemos em sua palavra nós somos verdadeiros discípulos.

PORQUE PRECISAMOS PERMANECER NA PALAVRA DE DEUS? PORQUE PRECISAMOS CONHECER A SUA VONTADE A CADA DIA?

Para não sermos cheios da carne, não sermos discípulos almíferos – (João 6:63) “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.

CARNE = alma (vontade, intelecto, emoções) não sujeita ao Espírito.
Quanto mais da palavra de Deus, menos de nós. Convém que ele cresça!

Quanto mais da palavra de Deus, menos sugestão do diabo, não ficamos vulneráveis para ele – (1 Pedro 5:8) “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

Precisamos da palavra de Deus para não sermos cheios da outra palavra
Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. – Gálatas 1:6-9

Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. – 2 Coríntios 11:3-4

Precisamos da palavra de Deus porque a nossa suficiência vem de Deus
não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus. 2 Coríntios 3:5

Não podemos fazer nada sem Ele
sem mim nada podeis fazer… – João.15:5

Precisamos da palavra de Deus porque quem ama a Jesus ama a sua palavra
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. – João 14: 21, 23

Precisamos da palavra de Deus porque através da sua palavra recebemos autoridade para testemunhar e frutificar
O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. – 1 João 1:1-3

Como permanecer na palavra de Deus

  1. Orando – João 15:7,16b / Mateus 16:18-19 – a oração é a chave do Reino.
  2. Lendo a palavra
  3. Memorizando a palavra
  4. Meditando na palavra
  5. Praticando a palavra
  6. Obedecendo a palavra

Todo é possível? Como?

O Espírito Santo, a verdade de Deus em nós, Ele nos guia a toda a verdade! Aleluia – João 14:26; 16:13,23-24

Moisés foi amigo de Deus, falava com o Senhor face a face – Êxodo 33:11. Existe uma grande diferença em conhecer e amizade. Você até pode conhecer o presidente do Brasil, mas você é amigo dele? Deus nos chama para um relacionamento de amizade através da sua palavra.

Jesus disse: “Errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus”.

Romanos 10:13-15 = “Como ouvirão se não há quem pregue?”

E podemos também dizer: “Como pregarão se não quem leia e conheça a vontade do Senhor. Quem o Senhor nos capacita e dê sede da sua palavra ao seu povo para que todos possam verdadeiramente conhecê-lo, de fato e de verdade.

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.