O Discípulo e a Economia: O que esperar de 2016

Falando sobre orçamento familiar, dinheiro e prosperidade, Salomão nos alerta

PROCURA conhecer o estado das tuas ovelhas; CUIDA BEM dos teus rebanhos; porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração? Quando o feno é removido, e aparece a erva verde, e recolhem-se as ervas dos montes, os cordeiros te proverão de vestes, e os bodes, do preço do campo. E haverá bastante leite de cabras para o teu sustento, para o sustento da tua casa e das tuas criadas. –  Provérbios 27:23-27:

Economicamente falando, 2016 infelizmente já nasce morto, não há o que esperar em termos de crescimento econômico e distribuição de renda, as perspectivas são:

  • de aumento de impostos para cobrir o rombo da dívida pública (ontem, 02/12/15, foi aprovado o rombo orçamentário de 120 bilhões do governo),
  • de recessão da economia como um todo (diminuição de postos de trabalho e conseqüente aumento do desemprego),
  • arrocho de salários e benefícios, juros altos, etc.

 

Diante deste cenário gostaria de indicar algumas sugestões de como deveríamos nos portar, como discípulos:

1) Aos que infelizmente ainda tem dívidas:

Usar o 13º o máximo possível para quitá-las, uma vez que os juros do cheque especial (253,2% a.a. em out/15) e cartão de crédito (403,5% a.a. em ago/15) estão a níveis altíssimos (dados do Banco Central).

2) A todos os demais, sugeriria três coisas:

  1. Ter e manter controlado o orçamento familiar. Fazer uma planilha mensal e manter os gastos anotados, mantendo o saldo dos gastos sempre no “azul”, ou seja, um saldo positivo.
  2. Com este saldo, usar uma parte para fazer uma reserva financeira mensal, mesmo que seja uma poupança, embora ciente de que ela deve render menos que a inflação anual (o melhor seria buscar outras opções como a Renda Fixa, mas sugiro que busquem mais leituras do tipo “opções de investimento em 2016”, no Google). A verdade mais dura é que recorremos à empréstimos (e até a agiotas!) por falta de uma reserva financeira!
  3. Não abrir mão de devolver suas provisões a Deus (dízimo e ofertas), lembrando que a prosperidade bíblica é fruto de uma boa administração financeira, trabalho e fidelidade.

Diante desta crise econômica brasileira, vejamos algumas atitudes espirituais a tomar:

Colossenses 4:2 – Dediquem-se à ORAÇÃO, ESTEJAM ALERTA e SEJAM AGRADECIDOS.

A) ORAÇÃO

  1. Pelos que nos governam (os políticos). OREMOS PELO BRASIL

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, PELOS REIS, E POR TODOS OS QUE EXERCEM AUTORIDADE, PARA QUE TENHAMOS UMA VIDA TRANQUILA E SOSSEGADA, em toda a piedade e honestidade. – 1 Timóteo 2:1-2

  1. Por sabedoria na administração dos recursos que temos com unção do Espírito Santo como na vida de José. OREMOS POR NÓS!

O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. 3 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, 4 agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. 5 Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo – Gênesis 39:2-5
Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, 14 pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. 15 É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. 16 Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, RIQUEZAS e honra. – Provérbios 3:13-16

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. – Tiago 1:5

  1. Para que o pão diário não nos falte. OREMOS PELAS NOSSAS NECESSIDADES!

O pão nosso de cada dia nos dá hoje; – Mateus 6:11

B) ALERTAS (EM PRONTIDÃO)

Principalmente em relação à vinda de Cristo, mas também devemos estar alertas, sermos prudentes quanto às coisas desta vida, percebendo que os dias são difíceis:

Lucas 16:8 – (…) porque os filhos deste mundo SÃO MAIS PRUDENTES para com a sua geração do que os filhos da luz. (sei que o contexto da parábola, de onde este texto foi retirado, é acerca da fidelidade, mas toda parábola usa algo real e metaforicamente nos conta uma aplicação espiritual, neste caso o fato real é econômico: fala do trato com as riquezas!)

Mateus 25:4  – As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas (sei que esta parábola é acerca da vinda de Cristo, mas, como já foi dito, toda parábola usa algo real para uma aplicação espiritual, neste caso o fato real também é econômico, fala de prudência: em ter uma reserva, uma poupança!).

Provérbios 13:11 – O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.

C) SER AGRADECIDO

Deus promete suprir nossas necessidades, Aleluia! Precisamos ter uma atitude de fé na provisão e pessoa de Deus Pai, o nosso Jeová Jireh (O Deus da providência).

Lucas 12:29-31 – Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. 30 porque a todas estas coisas (comer e beber, grifo nosso) os povos do mundo procuram; mas vosso pai sabe que precisais delas (comer e beber, grifo nosso). 31 BUSCAI ANTES O SEU REINO, E ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.

1 Timóteo 5:8 – Tendo, porém, alimento e vestuário, estejais com isso contentes.

Filipenses 4:11-13 e 19 – 11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. APRENDI O SEGREDO DE VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13 Tudo posso naquele que me fortalece. (…)19 O MEU DEUS SUPRIRÁ TODAS AS NECESSIDADES de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 5:18 – 18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

O BRASIL ESTÁ EM CRISE, MAS O DISCÍPULO ESTÁ EM CRISTO!!!

 

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.