Movimentos ideológicos que tem balizado a vida da sociedade moderna

Movimentos ideológicos que tem balizado a vida da sociedade moderna

MP3 | 2 downloads | 6,9 MB

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! como do conhecimento de Deus! Quão Quão insondáveis são os insondáveis são os seus seus juízos, e quão inescrutáveis inescrutáveis, , os seus caminhos caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro conselheiro? Ou quem primeiro primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído restituído? Porque dele, e dele, e por meio dele, e dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente eternamente. Amém!” – Romanos 11:33-36

Pilar do Cristianismo

Dele, e Dele, e por meio dele, e dele, e para ele são todas as coisas.
Dele  – “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” – Salmos 24:1
Por meio dele – “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” – Apocalipse 4:11
Para ele – “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” – Colossenses 1:16

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias misericórdias de Deus, que apresenteis apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, a Deus, que é o vosso culto racional racional (Lógico)” – Romanos 12:1

Não vos conformeis com este século (mundo), o que isto significa?

  • Não tome a forma tome a forma deste mundo;
  • Não absorva absorva a maneira maneira de viver deste mundo;
  • Não absorva absorva o modo de pensar, de raciocinar raciocinar deste mundo;
  • Não se iluda com o estilo deste mundo;
  • Diga : “Não” aos valores, às prioridades deste mundo.

A advertência é clara

  • Não tome a forma tome a forma deste mundo;
  • Não absorva o estilo de vida deste mundo;
  • Não absorva absorva a forma de falar, de se comportar, de se conduzir deste mundo;
  • Não caia no engano deste mundo;
  • Não vos conformeis com este século.

Alertas sobre o mundo

  • I João 2:15 – Não amar o mundo, nem as coisas do mundo;
  • I João 2:17 – O mundo passa;
  • I João 5:19 – O mundo jaz (estar mergulhado) no maligno;
  • I Coríntios 3:19 – A sabedoria do mundo é loucura para Deus;
  • João 15:19 – Jesus afirma que seus discípulos não são do mundo;
  • João 18:36 – Jesus diz que o seu Reino não é deste mundo;
  • Gálatas 1:4 – Paulo afirma que Jesus se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso;
  • Colossenses 3:1-2 – Não pensar nas coisas deste mundo;
  • João 14:30 – Jesus chama satanás de “príncipe deste mundo”.

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” – Tiago 4:4

Por que ainda somos tão atraídos pelo mundo?

“Sabendo Sabendo que não foi mediante mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram” – I Pedro 1:18
Outras versões:
“Vã maneira de viver que por herança herdaste dos vossos pais”
“Maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados”

CULTURA DO MUNDO CULTURA DO MUNDO = CULTURA ANTICRISTÃ

Movimentos ideológicos que tem balizado a vida da sociedade moderna

– Humanismo

Surgiu há aproximadamente 500 anos na Europa. Permaneceu muito tempo restrito Permaneceu muito tempo restrito às elites s elites intelectuais. O povo praticamente não o conhecia porém nos últimos 60 anos tem sorrateiramente se alastrado.
Como um câncer que se prolifera de maneira devastadora, assim tem sido esta ideologia. ­A sociedade tem absorvido a proposta prática do humanismo. ­Estamos falando de uma proposta prática de vida baseada nos princípios trazidos por esta ideologia. Não é algo ostensivo, alarmante, não se difunde os aspectos filosóficos da ideologia.

É UMA PROPOSTA PRÁTICA E QUASE IMPERCEPTÍVEL

Dois meios tem sido os maiores responsáveis pela propagação do humanismo na sociedade.

Centros Educacionais (Escolas, Faculdades, …)

Como era o quadro há 50, 60 anos atrás? Muitos eram analfabetos (Analfabetos Funcionais), poucos frequentavam escolas, poucos concluíam o ensino médio, raros os que entravam na universidade.
Hoje é muito diferente o ensino formal tem se proliferado, muitos fazem faz curso superior, não faltam faculdades e quase a totalidade dos professores e mestres foram formados com base nesta corrente ideológica do humanismo. Eles ensinam aquilo que aprenderam.

ISTO É UM GRAVE PERIGO

Meios de comunicação em massa (Redes Sociais, Televisão, Rádio, …)

Pode faltar comida, mas não um rádio ou uma TV, meios de comunicação influenciam a sociedade, Elegem governantes, destituem Governantes, imprensa – 4º Poder, ditam as normas sociais.
Estes dois meios apresentam propostas práticas do humanismo. É algo prático e imperceptível.

O que traz o humanismo?

Nega que Deus tenha se revelado através de Jesus. ­O humanismo não nega taxativamente a crença em Deus. Não afirma que Deus não existe. O humanismo afirma o seguinte: Não podemos saber se Deus existe ou não, mas considerando que Ele exista, Ele não conseguiu se revelar de maneira satisfatória ao ponto do homem fundamentar a sua vida nesse Deus.
O humanismo nega o que o humanismo nega o que se constitui a pedra fundamental da fé cristã, ou seja, que jesus é a revelação de Deus.

“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.” – Hebreus 1:3
“Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai é quem o revelou” – João 1:18

O humanismo coloca o homem no centro de todas as coisas, declara sorrateiramente que: “Tudo é do homem, tudo é por meio do homem e tudo é para o homem”.

  • Tudo gira em torno do homem;
  • O homem é o centro de tudo;
  • ­A satisfação do homem;
  • ­O bem estar do homem;
  • ­Deus é retirado do Centro e o homem toma o seu lugar.

ISTO É UM GRAVE DESVIO DO PROPÓSITO DE DEUS

Humanismo na igreja

Infelizmente esta ideologia tem alcançado a pregação do Evangelho. O homem tem assumido a posição central na pregação do Evangelho. O culto, as mensagens, o louvor estão focados no homem (“Foi bom o culto hoje?”, “Eu não gostei do louvor hoje louvor hoje”, “O pastor pregou bem?”).
Jesus pregou outra coisa, negue-se a si mesmo (saia do centro) tome sua cruz e siga-me.
O evangelho do reino vai de encontro ao humanismo. O meu bem estar, a minha vontade, opinião não prevalece, ficam em segundo. JESUS ESTÁ NO CENTRO.

– Racionalismo – o homem, um animal racional

Razão acima da fé
O que traz o racionalismo? Retirou-se toda sobrenaturalidade, tudo tem que ser explicado pela razão, se não entendo por minha mente, então descarto. ISTO É UM GRAVE EQUÍVOCO.

Racionalismo na igreja

­Criou-se uma moral racionalista, substituindo a se uma moral racionalista, substituindo a Palavra de Deus pela razão. Pagar impostos? ­Esposa submissa ao marido? ­homossexualismo?
Pregadores pregam raciocinando por si mesmos, pastores aconselham raciocinando por si mesmos, discipuladores orientam raciocinando por si mesmos, teólogos interpretam raciocinando por si mesmos, músicos compõem raciocinando por si mesmos.

O FUNDAMENTO É A PALAVRA – DESPRENDER DE QUALQUER LÓGICA HUMANA

  • Inimigo tem fome – Dá-lhe de comer de comer
  • ­Se alguém bater na tua face – Dá-lhe a outra
  • Perdoar alguém 70 x 7

­Isso não cabe na lógica humana.

A importância da importância da fé

“Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” – Hebreus 10:35-39

– Secularismo – Que é do século, do dia a dia.

Secularismo não discute com a fé, cria o “Departamento Religioso” da vida.  Propõe uma divisão entre o sacro e o secular.
­Secular = Vida corriqueira, dia-a-dia. | Sacro = Sagrado
“Se alguém quer crer em deus, não tem problema, todos nós somos livres para crer naquilo que quisermos. Só não pode permitir que a sua fé interfira na suas atividades corriqueiras.”
Infelizmente também contaminou a Igreja, pouco interessa o dia-a-dia dos discípulos, o importante é estar nas reuniões, entregar o seu dízimo e a sua oferta, romper o ano novo na congregação. ISTO PRODUZ UM SENTIMENTO DE SATISFAÇÃO RELIGIOSA.

Reino de Deus x Secularismo

Reino de Deus x Secularismo

– Reino de Deus

Quando o reino chega tudo passa a ser sagrado em nossas vidas, ­família, trabalho, dinheiro, casa. Ele governa sobre tudo

– Materialismo – aquilo que é da matéria

Exalta a dimensão material em detrimento da dimensão espiritual. ­Vestir-se bem, comer bem, boa casa, bom carro, excelente plano de saúde. Tudo isso é necessário e tudo isso e importante porém, precisa estar debaixo do governo do senhor, senão nos consome.
Infelizmente também contaminou a Igreja. A teologia da prosperidade tomou conta da igreja. Carro, casa, empresa, lucro. ­Chega a ser uma coisa repugnante.
­Jesus pregou outra coisa – Lucas 12: 22-34; I Timóteo 6: 7-10
MUITO CUIDADO, A PROPOSTA É ENGANOSA. ­O humanismo parece bom, o racionalismo parece lógico, o secularismo parece inofensivo, o materialismo parece atraente.
O alerta é claro – NÃO VÓS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO
“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Existe uma vontade de deus que é: ­boa, ­agradável e ­perfeita.
O que é melhor para um discípulo?

  • ­Perdoar ou guardar rancor de alguém?
  • ­Servir ou ser servido?
  • ­Receber uma nota na escola fruto do que se estudou ou receber uma nota fruto de fila?
  • ­Andar na luz com os irmãos ou andar desconfiado em trevas?

Não existe nada melhor do que experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Jesus vivia no mundo Jesus vivia no mundo, mas o mundo não conseguia influenciá-lo. Temos uma tarefa a cumprir e não podemos nos embaraçar com este século – somos pescadores de vidas.

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.