Lição infantil Parábola do vestido novo e vinho novo

Todo discípulo de Jesus dispõe a sua vida para mudar.

Principio da lição: Todo discípulo de Jesus dispõe a sua vida para mudar.

Texto base:

“Ninguém cose remendo de pano novo em vestido velho; do contrário o remendo novo tira parte do velho, e torna-se maior a rotura. 22 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos.” – Marcos 2.21-22

Texto chave:

“Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura.” – Mateus 9:16

Objetivos educativos:

  1. Saber que novas e velhas atitudes não podem conviver juntas.
  2. Saber que se amamos a Deus devemos agradá-lo com nossa vida.

Material:

  • Pedaços de retalhos para fazer o quebra-gelo.
  • Copias para visualizar a lição.
  • Uma copia para cada criança da folha para a atividade final.

Uma jarra ou garrafa com água, uma copo de vidro sujo e um copo de vidro limpo.

Vestido Novo e Vinho Novo

Jesus um dia contou uma parábola (Figura 1)(você lembra o que é parábola?): Ninguém corta um pedaço de um vestido novo (pegue o desenho do vestido novo figura 2 e recorte mostrando o vestido recortado figura 3) para remendar um vestido velho (mostre o desenho do vestido velho remendado figura 4) além disso o retalho novo não ficará bonito no vestido velho. (Figura 5).

Nem tampouco se coloca vinho novo (mostre a taça com vinho em odres velhos. Odres eram vasilhas de couro de cabra e usados como recipientes para líquidos. Se fossem enchidos com vinho novo, odres velhos perderiam sua elasticidade e estourariam quando o vinho fermentasse.

(Figura 6) Vejamos esta parábola em Marcos 2.21-22

O que será que Jesus queria nos ensinar com esta parábola? Vejamos, vou ilustrar para você o que Jesus tentava ensinar.

Pegue um copo de vidro limpo, um copo de vidro visivelmente sujo e uma jarra de água. Pergunte as crianças se alguém quer beber um copo de água. Escolha uma criança e coloque água no copo sujo e ofereça para ela. Com certeza a criança se negará a beber nesse copo sujo. Pergunte se alguém na sala gosta de tomar água em um copo sujo. Em qual copo preferem tomar água? Por quê? O que aconteceria se a gente ficasse bebendo água num copo sujo?

O copo somos nós, e a água é a vida de Deus dentro da gente. Nós somos como um copo para conter Deus, mas se a nossa vida (copo) for sujo, a vida de Deus não pode fluir em nós, e os outros não percebem que somos filhos de Deus.

Aplicação:

O mesmo princípio se aplica ao costurar tecido novo em vestidos velhos e desgastados. A velha roupa da nossa vida, cheia de pecado e mentiras, não pode ser remendada com um pano novo (a vida de Deus). Precisamos de vestidos novos, uma nova vida em Cristo, copos lavados pelo sangue de Jesus, para que o vinho novo, a vida de Deus o Espírito Santo entre em nós.

Mas se você já conhece Jesus, é um vestido novo e não adianta ficar fazendo as mesmas coisas erradas que fazia antes de se converter. Coisas velhas devem ser deixadas para trás.

Se você colava não deve mais fazê-lo. Se discutia com seus professores ou até mesmo respondia, deve lembrar que é um vestido novo e que quando faz estas coisas está colocando um remendo velho.

Fazer coisas erradas a semana inteira e só no domingo fazer coisas certas porque está na igreja é estar colocando vinho novo em um odre velho. Ou água limpa num copo sujo.

  • Como está o copo da sua vida? Limpinho para que a vida de Deus possa se manifestar em você?
  • Você recebeu Jesus no seu coração? É um vestido novo o velho? (guie as crianças que não receberam Jesus a recebê-lo)
  • Que coisas da vida velha ainda você pratica, na escola em casa com os seus colegas?
  • Guie as crianças em uma oração de arrependimento pedindo ao Senhor que sejamos um vestido novinho, um odre novinho, um copo limpo para que a vida de Deus se manifeste nele.

Atividade:

Entregue uma copia para cada criança do “Remendo de pano novo” e descobrirão palavras ligadas a lição.

Baixe estas imagens para usar como atividade para esta lição

Baixar

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.