Humildade é o Começo de tudo

Jesus era Deus e abriu mão de tudo que era. Jesus era tudo e se fez nada. Nós já não somos coisa alguma e nos apegamos àquilo que pensamos ser.

Salomão podia pedir o que quisesse e pediu sabedoria. Foi um pedido maravilhoso, com certeza. Mas, nesse momento, se agora me fosse concedido um único desejo, eu pediria humildade.

Eu já sabia mentalmente que humildade é importante. Já ouvi e li palavras sobre esse assunto. Mas, somente agora estou convencida de que a humildade é a base de tudo, é o único terreno sobre o qual nascem as outras virtudes, como santidade e até mesmo amor. Isso porque Deus pode trabalhar num coração humilde, Ele pode enchê-lo daquilo que é Dele. Não é à toa que a Palavra diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4.6).

Se eu for humilde, não vou julgar saber coisa alguma de mim mesma, vou buscar ouvir a voz de Deus e obedecer, como Jesus fez. Jesus, vazio de sua condição de Deus, era guiado pelo Espírito Santo, falando e fazendo sempre a vontade do Pai.

Se eu for humilde, vou amar mais facilmente meu irmão porque não vou me considerar superior a ele, pelo contrário.

Se eu for humilde, olharei para o perdido com a cumplicidade de quem antes também já foi assim e, sem Jesus, tornaria a ser.

Se eu for humilde, perdoarei mais rapidamente porque saberei que estou sujeito aos mesmos erros ou a outros ainda piores.

Eu poderia continuar citando inúmeros exemplos desse tipo, mas o resumo de tudo é que a verdadeira humildade leva à santidade. Humildade também não é algo que, uma vez obtida, podemos descansar. Precisamos estar sempre vigiando e buscando manter um coração humilde, cada vez mais humilde. A nossa natureza humana é orgulhosa, um descuido e a soberba encontra brecha para se alojar. Logo que nos convertemos, estamos tão humildes, pois acabamos de ter consciência de todo nosso pecado, de nossa miséria. Mas, com o passar do tempo, quando nos tornarmos mais maduros, experientes e cheios de conhecimento, podemos dar lugar a uma outra categoria do velho e prejudicial orgulho, o “orgulho de crente” ou “orgulho espiritual”. Só que não, pois não existe nada mais carnal e demoníaco do que qualquer tipo de orgulho.

Minha oração é para que eu seja cada vez mais humilde, cada vez mais parecida com o Cordeiro Jesus. Peço que Deus, por sua misericórdia, retire do meu coração toda soberba, todo orgulho e toda vaidade. Que retire qualquer busca por glória, pois ela pertence inteiramente ao Rei da Glória e não a mim. Minha oração por você é que o Espírito Santo possa falar com você sobre humildade profundamente em seu coração tanto quanto ainda está falando ao meu. Em nome de Jesus, amém.

Versículos para meditação:

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.5-11)

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11.29)

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mateus 5.3)

“Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber.” (1 Coríntios 8.2)

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.