Guardar a o coração para o Senhor

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12:1-2

Entregar nossos corpos como sacrifício a Deus, não é algo simples e exige de nós um exercício diário das coisas que aprendemos com Jesus. Neste texto vemos duas advertências claras com relação ao que devemos fazer para sermos santos diante de Deus.

1 – “Ser conformado” com este mundo?

Conformar é tomar forma. Quando nos conformamos com o mundo não só passamos a achar normal tudo o que acontece, mas passamos a praticar as coisas deste mundo. Tudo passa a ser natural ao nosso entendimento e é aí que mora o perigo.

Exemplos práticos de conformação com o mundo:

  1. Filar nas provas achando que vai se dar bem;
  2. contando “mentirinhas” achando que vai obter vantagem;
  3. achar que obedecer a pai e mãe é coisa do passado.

Tudo isso é “verdade” para o mundo, mas para Deus, estas coisas são completamente contrárias à Sua vontade.

A palavra é clara e objetiva com aqueles que amam as coisas deste mundo que são passageiras. Tudo neste mundo tem um fim e quem ama estas coisas vai ter o seu fim junto com elas.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” – 1 João 2:15-17

Nós, que somos discípulos de Jesus não podemos nos acostumar com este mundo! Precisamos ser luz onde estivermos.

Na escola, trabalho, em casa, no futebol, na internet,… Tudo deve convergir para a glória de Deus em nossas vidas.

2 – “Transformado”?

É uma mudança contínua com o objetivo de ser melhor que o estado anterior, é ter uma meta e procurar alcança-la para algum fim específico. É o ato de deixar de fazer ou se esforçar para ir no sentido contrário das coisas comuns.

Deus no deu uma meta e Ele é fiel e justo para cumpri-la. Ele quer nossa completa transformação na pessoa de Jesus. Ele nos deu um parâmetro que é imitar o Seu filho Jesus e é aí onde devemos estar focados.

Ser transformado não é algo que depende de nossa força. É um período onde devemos depender de Deus para podermos ser transformados.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” – Salmos 90:12

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios (ignorantes), mas como sábios.” – Efésios 5:15

Deus quer que sejamos sábios, mas não com a sabedoria do mundo e sim com a sabedoria que vem de cima e para alcançar esta sabedoria precisamos depender Dele a cada dia. Ele Se encarrega de transformar os corações quebrantados diante Dele e o que precisamos fazer é estarmos disponíveis para isso.

Nosso Deus é autoridade mais não é autoritário. Ele precisa que nós entreguemos nossos corações a Ele para que Ele transforme nossos corações maus em corações segundo a Sua vontade.

Conformar vem de fora pra dentro
Transformar vem de dentro para fora.

 O que Deus espera que façamos para sermos transformados?

“O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia (insulto), a soberba (orgulho, arrogância), a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” – Marcos 7:20-23

Não se contaminar com as coisas deste mundo é indispensável para podermos nos guardar de sermos corrompidos. O Senhor espera que sejamos separados deste mundo.

Isso não implica que devamos parar de estudar ou trabalhar, mas em não se conformar com as coisas deste mundo e assim não deixando que estas coisas não cheguem ao nosso coração. Guardar o coração é a maneira mais eficaz de começar a transformação.

“Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” – Tiago 5:8

O fortalecimento do coração não é algo físico, que seja resolvido com exercícios físicos. O texto fala de fortalecimento espiritual. Buscar comunhão com Deus e guardar suas ordens é primordial para o fortalecimento de nossos corações. Precisamos aprender a ler e orar diariamente.
São estas coisas que nos ajudam a sermos fortes.

Alguns alertas para os jovens solteiros!

“E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;” – 1 Coríntios 7:32

Os solteiros tem todo o tempo disponível para praticar as coisas de Deus em suas vidas. Seja na escola, faculdade, trabalho, diversão. Em todos os locais os solteiros tem a oportunidade e tempo para proclamar o Reino de Deus.

Diferentemente dos casados que tem que dividir seu tempo com a família e filhos, que também são ordens do Senhor para a vida dos casados.

Enquanto solteiros, algumas destas responsabilidades não existem, portanto suas vidas são exclusividade do Senhor.

Leia também:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” – Tiago 4:4

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” – 2 Timóteo 4:7-8

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” – Provérbios 28:13

Retiro de Adolescentes

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.