Fazer a vontade de Deus

Mateus 1:.24-25 – Lucas 14:25;33

Uma pergunta (para ser respondida depois): É possível alguém (uma pessoa) negar-se a si mesmo, tomar a cada dia a sua cruz, perder a sua vida e renunciar a tudo o que tem e mesmo fazendo tudo isto, não fazer (conseguir) a vontade de Deus?
Filipenses 2:13 – Paulo fala que Deus é quem efetua duas coisas: o querer e o realizar. O homem tem dois grandes problemas:

  1. O homem é rebelde por natureza e não quer fazer a vontade de deus. Não há nele o querer voluntário, ele não ama o querer fazer a vontade de deus. É algo da natureza do homem. Então deus tem que realizar uma transformação. Deus produz algo no coração deste homem e o homem passa a querer fazer a vontade do Sr.
  2. Mesmo que ele queira fazer a vontade deus, este homem não consegue fazer a vontade de deus. Ele não tem força. No At, a nação de Israel disse a Moisés que tudo o que tinha na lei ela iria fazer. Mas nos conhecemos a história de Israel, e sabemos que isto não ocorreu. Então deus tem que vir e fazer uma operação para que o homem realize a sua vontade.

Como é que deus faz com que o homem queira fazer a sua vontade? Através do arrependimento, Romanos 2.4. quando o homem vê a pessoa de Jesus ele é levado a isto. O diabo era uma criatura querendo ser como o criador, adão quis ser como o criador. Aqueles que foram criados nunca serão como o criador. Jesus fez algo diferente: o criador se fez espontaneamente como uma criatura. Para fazer uma coisa apenas: obedecer, obedecer… uma coisa acontece em nosso coração quando somos confrontados com esta verdade de Jesus, ficamos envergonhados e isto produz em nós o arrependimento, e passamos a querer fazer a vontade de deus. Isto é fruto de um encantamento pela obra de Jesus.
Mas falamos que o homem tem dois problemas: um é que ele não quer (e já expomos como deus solucionou isto). O outro problema é que mesmo que ele queira ele não faz a vontade de deus. Preste atenção: esta palavra de arrependimento é tão enfatizada durante anos no nosso meio, mas nós temos que ter um cuidado: acharmos que esta palavra de arrependimento resolve tudo. Isto não é verdade. Queridos, deus produz em nós o querer pelo arrependimento, mas ele produz em nós o efetuar pela fé na pessoa de Jesus. O realizar é pela fé.
Querer é querer. Querer não é o realizar. O realizar é produzido em nós pela Fe em Jesus e na sua obra. No texto não diz: nem todo o que diz… e sim quem QUER fazer a vontade de deus. É quem faz.
Voltando a pergunta do inicio: pode…
A resposta é sim. Ele pode. Vejamos em Romanos 7.18 o que nos diz Paulo: eu quero fazer e não consigo. Passa os dias e eu não consigo. Paulo era um homem sério, percebemos o ES gritando através do espírito dele, mas esta era a realidade dele. A palavra do arrependimento é tremenda, mas existe alguns casos em que o que falta é esta palavra sobre a fé. Um espírito de fé que nos conduza em triunfo. Muitas vezes encontramos pessoas com um coração humilde, que desejam mas não conseguem. Qual a palavra para esta pessoa: arrependimento? Não, o que falta é uma palavra de fé. Mas o meu justo viverá pelo arrependimento?não. é pela fé. É como um mendigo que estende a mão e recebe uma esmola, o poder não está no mendigo, está em Jesus.

1 João 5:4-5 – E esta é a vitória que vence o mundo: o nosso arrependimento? O nosso querer? Não. É a nossa fé. O arrependimento é uma condição. O arrependimento não tem poder em si, o poder está na fé no nosso Sr Jesus cristo.

Como produz este realizar em nós? Deus quer efetuar este realizar em nós, como na pratica isto acontece: João 1.16 Temos todos nós recebido esta plenitude. No Gr todos significa TODOS. O que temos recebido: a vida de Cristo. Aí eu olho para minha vida e digo: Será que recebi mesmo? Aí eu me lembro da impureza da semana passada, da impaciência, da ira…
E digo: como é que é isso? Recebemos ou não?
Ilustração: uma mulher miserável, morando num casebre, enferma. Seu novo vizinho que era cristão resolveu fazer-lhe uma visita. Só escutou lamúria e reclamações. E incomodado o irmão se ofereceu para orar por ela. Durante a oração este irmão viu um quadro numa moldura. Ao final ele perguntou que quadro era este: da apostila a vida de cristo de salvador.
Aquela mulher tinha recebido, mas na pratica ela não recebeu.
O que o Sr. quer produzir em nosso coração é uma profunda convicção sobre o que recebi. Tem gente que crer numa injeção que vai curá-lo. Crê que a bula do remédio é verdadeira. Crer na bula do remédio, mas não crê naquilo que a palavra do Sr diz sobre mim. Por que eu não creio o que a palavra fala sobre mim. A fé transforma em experiência pratica fatos espirituais invisíveis, Hebreus 11:6.
Ex: Cristo morreu para salvar a todos. Mas porque só alguns são salvos por ele? Só os que crêem na obra da cruz recebem a salvação.
Batismo: alguém pode descer as águas e não se unir a cristo. Pode. Porque alguns descem as águas e se unem a cristo e outros não? Por que uns crêem e outros não.

Deus quer restaurar esta plenitude de fé em nosso coração. Não adianta querer ser manso, pois eu preciso crer naquele que habita em mim. Fé não é sentimento, fé é a certeza de fatos que não se vêem. Alguém pode dizer: eu preciso de algo mais concreto. Este é um tipo de sentimento que não é compatível com a fé. O sentimento não tem nada a ver com fé. Fe é crer no que a palavra diz que é.
Não sei o que vai acontecer quando você cruzar a posta e sair deste salão. Mas sei que o caminho do justo é como a luz da aurora. Sei que aquele que começou a obra ele vai terminar. Sei que aquilo que não penetrou no coração do homem é o que deus preparou para nós. Sei que toda a autoridade foi dada a ele e ele está conosco todos os dias (segunda, terça, quarta).
E isto vai produzindo fé.

Obs. sem o kerígma (a fé) não conseguiremos cumprir o didaké (os mandamentos). A fé é a locomotiva que nos faz viver o didaké (os vagões). Ele fala que se confessarmos os nossos pecados
Ele nos libertou do império das trevas, e temos a remissão dos pecados. São verdades que nos ajudam a ter um caminho de vitória. Isto não é um evangelho humanista. Um evangelho de caixinha de promessa. Deus nos fará viver uma vida de vitória. O justo viverá pela fé.

É deus que faz o querer e o efetuar.

Culto ministrado por Paulo Santiago

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.