Encontro anual de Crescimento e comunhão 2016 – Domingo de manhã

“… tendo os OLHOS FITOS EM JESUS, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” (Hebreus 12:2)

Este texto nos fala a respeito de aprendermos a continuamente fazer esse exercício de olhar firmemente para Jesus. Por mais que pareça óbvio, é importante não subestimar esse assunto. Toda tentação de Satanás consiste em tirar o nosso foco do Senhor. Pedro afundou nas águas no momento em que olhou para a tempestade e tirou os olhos de Cristo (Mt 14:22-34). Do mesmo modo, na vida cristã, os baixos sempre vêm quando nós tiramos nosso olhar de Cristo, mas quando mantemos nosso olhar firme nEle, contemplando a Sua glória, os problemas ficam pequenos, a adversidade desaparece, somos cheios da alegria de Jesus. O olhar deve ser focado e concentrado.

Também é importante lembrar pra quem olhamos, lembrar quem é Jesus, buscarmos intimidade, conhecê-lo pelos Seus nomes.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” (Hebreus 13:8)

Terceiro ponto – Olhando para Jesus no passado:

“O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem. Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacrifícios; por isso, era necessário que também este tivesse algo a oferecer. Se ele estivesse na terra, nem seria sumo sacerdote, visto que já existem aqueles que apresentam as ofertas prescritas pela Lei.

Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: “Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte”. Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.” (Hebreus 8:1-5)

“É de um sumo sacerdote como esse que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.” (Hebreus 7:26)

Todo o livro de Hebreus vai dizer para nós a respeito dessa superioridade de Cristo em relação a qualquer tipo de sumo sacerdote do Velho Testamento. Não havia comparação. Hebreus nos mostra Jesus como superior, melhor, excelente. Na velha aliança, eles estavam acostumados a um sumo sacerdote que entrava uma vez por ano no tabernáculo, com distinção e honra, para apresentar ofertas de maneira a apaziguar a ira de Deus. Agora, a palavra nos fala que Jesus penetrou o primeiro, o segundo e o terceiro céu. Não entrou em tabernáculo feito por mãos humanas, mas por um tabernáculo celestial erguido pelo próprio Deus. E ali entrou no santo dos santos, não somente como sumo sacerdote, mas também como o próprio sacrifício, o cordeiro perfeito de Deus. E, de uma vez por todas, resolveu o nosso problema da separação de Deus entre os homens. O essencial é que possamos olhar para Jesus desta maneira.

O que aconteceu com isso?

  1. Ele aniquilou para todo o sempre o problema do pecado (Hebreus 9:26)
  2. Ele destruiu o poder da morte e do diabo sobre nossa vida (Hebreus 2:14)
  3. Ele libertou da escravidão do medo (Hebreus 2:15)
  4. Ele nos deu completo perdão (Hebreus 8:12, 10:17)
  5. Ele nos deu uma consciência purificada e limpa (Hebreus 9:14)
  6.  Ele nos deu eterna redenção (Hebreus 9:12)
  7. Ele nos deu uma nova aliança (Hebreus 8:8-10)
  8. Podemos conhecer o Senhor (Hebreus 8:11)
  9. Ele nos fez participantes da sua família (Hebreus 2:11-13)

“Como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.” (Hebreus 2:3)

Quarto Ponto – Olhando para Jesus hoje:

  1. Temos um novo e vivo caminho aberto diariamente (Hebreus 10:19-23)
  2. Trono da graça e o Santo dos Santos, o final desse novo e vivo caminho (Hebreus 4:16)
  3. Somos amigos e parceiros de Jesus (Hebreus 3:14)
  4. Ele nos dá a força para vencer toda a tentação (Hebreus 4:15, 2:17-18, 1 Coríntios 10:13, Judas 24-25)
  5. Ele intercede por nós (Hebreus 7:25)
  6. Ele é nosso auxílio e sustento (Hebreus 13:5-6)
  7. Nos dá ousadia, confiança, intrepidez (Hebreus 13:6)
  8. Descanso e confiança no cuidado de Deus (Hebreus 4:3,11). O descanso vem quando nos livramos do peso, incredulidade, pecado e amargura (Hebreus 12:1; 3:12; 12:15-16)

Quinto Ponto – Olhando para Jesus no futuro:

Esta grande salvação é para todo o sempre!

  1. Seremos livres da presença do pecado (Hebreus 9:28)
  2. Ele nos preparou uma cidade eterna (Hebreus 11:10,16)
  3. Galardão (Hebreus 11:26)
  4. Eternidade (Hebreus 1:11-12, 13:8, 7:3)

“Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa fé seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo, resultando em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Pois, mesmo sem tê-lo visto, vós o amais; e ainda que não estejais podendo contemplar seu corpo neste momento, credes em sua pessoa e exultais com indescritível e glorioso júbilo.” (1 Pedro 1:7-8)

Gostou desse vídeo?

Clica no botão abaixo e se inscreve
para não perder os próximos.

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.