Coração, um lugar de Comunhão

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.” (Provérbios 4:23, 24, RA)

Mais uma vez vemos na bíblia uma relação entre o coração e a boca ser estabelecida. Guardar o coração é a verdadeira chave da vida. No entanto, a boca necessita falar bem. A boca não apenas revela o coração, bem como suja, contamina tudo e todos. Quem ouve uma pessoa maledicente e fofoqueira se contamina. Quem ouve uma pessoa cheia de amargura e ressentimento se contamina.

Embora a boca seja este canal de bênção ou maldição, o nosso problema é mais profundo. A fonte não é a boca, mas, sim, o coração.

“Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” (Mateus 12:33-37)

Jesus comparou o coração a um árvore e questionou como pode uma árvore má produzir frutos bons, como pode uma pessoa falar coisas boas se o seu coração é mau, e concluiu dizendo que a boca fala do que o coração está cheio; falamos aquilo que temos no coração. Se são conversas fúteis, é porque o coração está cheio de futilidade. Muita gente enche diariamente suas mentes e corações de coisas inúteis e dessas coisas falam o dia todo.

“Sobre tudo o que se deve guardar…”

Este conselho de Provérbios me remete ao Jardim do Éden. Deus, assim que criou o homem, quando não havia ainda criado a mulher, plantou um jardim no Éden. Ele levou o homem para este jardim com o propósito de cultiva-lo e guarda-lo (Gn 2:15). Era o lugar de comunhão entre o Criador e a criatura. Quando ouço o sábio dizer: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração…” Eu entendo que este é o lugar da minha comunhão com o Pai. Ele deve estar cultivado e guardado. O que pensa você sobre isso?

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.