Cidade Bíblica – Nuzi

Nuzi, hoje em dia Jorgan Tepe no Iraque, já era no terceiro milênio antes de Cristo uma florescente cidade mercantil cujo nome sumério era Gasur. A cidade teve sua época de esplendor sob a soberania do reino hurrita de Mitani nos séculos XV e XIV a.C.

Nuzi, hoje em dia Jorgan Tepe no Iraque, já era no terceiro milênio antes de Cristo uma florescente cidade mercantil cujo nome sumério era Gasur. A cidade teve sua época de esplendor sob a soberania do reino hurrita de Mitani nos séculos XV e XIV a.C. Diz-se que no interior de suas muralhas abrigava sete templos. Encontraram até mesmo vestígios de afrescos de um palácio.

Os escavadores americanos também descobriram (1925-31) mais de 4 mil tabuinhas de argila com inscrições do século XV a.C. sobre tratados e relatórios comerciais, que davam uma informação exaustiva sobre os costumes comerciais e jurídicos dessa época. São especialmente interessantes os documentos particulares referentes a heranças e testamentos, casamentos e dotes, adoções, transferências de bens ou pessoas e outros temas, já que foram observados muitos paralelismos com a prática legal durante a época dos patriarcas descrita na Bíblia.

Texto extraído do Livro “Arqueologia da Bíblia”, de Werner Keller – Editora Folio

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.