Cidade Bíblica – Heliópolis

Heliópolis (“cidade do sol”) é o nome grego do antigo santuário do sol Iunu (o bíblico On) na ponta sul do delta do Nilo. Sua grande importância remonta pelo menos à III dinastia. Certamente os sacerdotes do santuário não tiveram depois tanto poder e influência quanto durante o Império Antigo, mas continuaram usufruindo grande prestígio.

Heliópolis (“cidade do sol”) é o nome grego do antigo santuário do sol Iunu (o bíblico On) na ponta sul do delta do Nilo. Sua grande importância remonta pelo menos à III dinastia (por volta de 2700 a.C.). Certamente os sacerdotes do santuário não tiveram depois tanto poder e influência quanto durante o Império Antigo, mas continuaram usufruindo grande prestígio.

Por isso é significativo o status alcançado pelo José bíblico no Egito, que se tornou genro de um sumo sacerdote de Heliópolis. Somente se conservam vestígios modestos do antigo esplendor do santuário perto do vilarejo de el-Matarija, a nordeste do Cairo.

Além de um fragmento de obeslisco do rei Téti (dinastia VI), foi encontrado um grande obelisco de Sesóstris I (dinastia XII) no lugar onde imperou o deus do sol Rá.

Texto extraído do Livro “Arqueologia da Bíblia”, de Werner Keller – Editora Folio – 2008

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.