Chamados para o quê?

Neste dias tenho pensado acerca do meu chamado. E uma pergunta me veio à cabeça: Fui chamado para o quê? Quais as implicações do meu chamado? Quais as suas características? Quais as minhas responsabilidades? Foi a busca por respostas a estas perguntas que gerou esta ministração. Já de início informo que todas as minhas questões não foram completamente respondidas, mas a palavra do Senhor trouxe luz sobre muitas delas. Não apresento esta ministração como se eu fosse um exemplo e espelho das verdades que irei ministrar, mas como alguém que quer crescer nelas.

PARA QUE FOMOS CHAMADOS?

A primeira coisa que me perguntei foi: “Para que fui chamado?”. Ao responder esta pergunta, vi que minhas respostas caíam no lugar comum: fui chamado para ser santo e fui chamado para proclamar. Entendo que de todos os temas que abordaremos hoje, estes sejam os 2 mais importantes. Pois fomos chamados para ser discípulo e fazermos discípulos, ou seja, ser discípulo significa ser como Cristo, ser santo e o fazer discípulo é a proclamação do evangelho. E o que mais?! Serão apenas estas duas únicas opções para o nosso chamado? Alguém pode dizer: fui chamado para ser obediente, mas se percebermos bem, em última analise, obediência tem a ver com santidade.

A palavra chamar no dicionário tem alguns sinônimos. Entre eles designar, vocacionar, escolher. Então ao dizer: “você foi chamado”, podemos também dizer: “você foi escolhido, designado, vocacionado”. E foi atrás destas expressões que fizemos uma pesquisa na bíblia. Tentei agrupar os textos que continham estas expressões em temas, para melhorar o seu entendimento, na tentativa de não deixar os textos sem conexões. Ao ler alguns destes textos, perceberemos que eles bem se aplicariam a um outro tema já mencionado, ou ainda perceberemos que poderiam existir outros temas ou outras formas de agrupar estes texto, reconheço que este formato que escolhi não é fixo. Hoje abordaremos 03 características e 05 temas para o nosso chamado:

O NOSSO CHAMADO E ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS

1ª Característica: O chamado de Deus é irrevogável

Leiamos Romanos 11.29. O chamado é irrevogável, isto significa que o chamado de Deus não se contesta, não muda, é irretratável, é eterno, não se altera. Deus não volta atrás após fazer o seu chamado. Deus não se arrepende de ter chamado a mim e nem a você. Ele estava consciente de quem nós éramos e mesmo assim nos chamou, Ele não foi pego de surpresa, Ele não se enganou ao nosso respeito. O seu chamado não depende de nossas infidelidades, 2 Timóteo 2.13.

2ª Característica: O Propósito Eterno de Deus é o nosso chamado

Romanos 8:28-30 reflete o nosso chamado: uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a glória de Deus Pai. Cada um de nós fomos chamados para individualmente participar desta família e para ser como Jesus. Toda a esperança de Deus é que cumpramos o seu propósito, e isto só através da vida de Cristo em nós, Ef 4:4 e Cl 1:27.

3ª Característica: Fomos chamados para sermos de Deus antes mesmo de nascer

Esta é a característica que julguei mais complexa de explicar. No texto de Efésios 1.11-12 aparece outra palavra que falamos no início como sinônimo de chamado que é a palavra escolhido. O texto fala que fomos escolhidos ou chamados por uma pré-destinação de Deus. Já Pedro não usa a expressão pré-destinado, ele prefere usar a expressão escolhido ou chamado conforme um pré-conhecimento de Deus, 1Pe 1.2. Mas a revelação aqui contida é a mesma de Paulo. Aqui cabe uma pergunta e uma explicação: o que é pré-destinação? Não quero entrar no mérito da questão, não há espaço aqui para discutirmos isto, e este não é o nosso objetivo. O significado desta palavra pré-destinado é ser destinado com antecedência.

A forma mais simples para se entender a pré-destinação julgo que é começar fazendo uma afirmaçãoDEUS NÃO PROJETOU O HOMEM PARA IR AO INFERNO, DEUS PROJETOU O HOMEM PARA SER COMO CRISTO, VIVER PARA ELE E IR PARA O CÉU. Nenhum homem do presente, passado ou do futuro, não foi, não é e nunca será destinado a ir para o inferno, Mt 25.41. O que há é que Deus predestinou a todos os homens para irem ao céu, e ocorre que a maioria das pessoas não aceitaram o pré-destino que Deus criou para elas e escolheram fazer seu próprio destino, sem saber e sem perceber que o outro destino que sobrou foi o inferno. São pessoas que com suas atitudes disseram: “Não, eu não quero um destino pré-formulado por alguém ou mesmo Deus, eu quero fazer o meu próprio destino”, Is 53.6. Esta é a expressão da independência que há no homem: “eu faço o que eu quero, eu sou dono do meu nariz, ninguém manda em mim”. Acho que um boa ilustração para explicar isto é com uma alegoria, a alegoria do ônibus. Imaginemos um ônibus que faça a linha Recife-Rio de Janeiro, e que este seja a única linha de ônibus possível, não existindo nenhuma outra linha. Todos hão de convir de que esta linha já existia antes que eu nascesse. Antes que eu nascesse as pessoas já iam de Recife para o Rio de ônibus, e não foi o meu nascimento que fez isto acontecer e nem deixar de acontecer. O meu nascimento não alterou o fato de que a linha existia e de que as pessoas já iam de Recife ao Rio de ônibus. Observe que este ônibus já tem um destino decidido com antecedência, ou seja tem pré-destino, e este destino é a cidade do Rio de Janeiro. O que acontece é que estando na rodoviária eu me deparo com um dilema: “pegar ou não pegar o ônibus, eis a questão!”. Se eu pegar o ônibus eu já sei qual é o seu destino, e nada que eu faça pode alterar o destino deste ônibus. Não tenho como ir para Fortaleza ou Manaus pegando este ônibus. Assim é com a nossa vida e a de todos os homens neste planeta, todos fomos pré-destinados a ir morar no céu, só me resta decidir se eu aceito ou não esta pré-destinação que Deus criou para mim. Talvez eu prefira dizer: “Ah, esta viagem para o Rio de ônibus demora muito, são 03 dias sentado numa cadeira dura, o banheiro é único para todo mundo, há o risco de assalto no percurso, e eu não quero ir para o Rio!”, eu tomei a minha decisão e sou o único responsável por ela. Se eu vou para o inferno, não foi Deus que escolheu ou me destinou a ir para lá, foi eu que escolhi este destino para minha vida. O evangelho é esta boa notícia para o homem: “Deus tem um destino lindo para você, um destino arranjando com antecedência para você, este caminho é Cristo e o seu destino é o céu”.

Todos fomos pré-destinados para sermos de Deus e do seu Cristo e vivermos no seu Reino, cabendo a cada um de nós fazermos a nossa escolha. Este “ônibus” chamado igreja, já tem um destino traçado desde a eternidade passada, cabe a cada um de nós que habitamos este planeta escolhermos ser inserido ou não no corpo de Cristo. Lembrando ainda que quem descer no meio do caminho também não chegará ao seu destino, e esta tem sido a escolha dos que se desviam.

É interessante perceber que o texto de Romanos 8.28-30 fala desta pré-destinação, o texto fala: “aqueles que de antemão conheceu” (fala do pré-conhecimento de Deus) e também fala “aos que predestinou, também chamou”. Reafirmam esta idéia textos em que aparecem expressões como: “desde a fundação do mundo”,  Ef 1:4; 2Tes 2.13, Ap 13:8; Ap 17:8; Mt 25:34 e 1Pe 1.19-20. 1

O NOSSO CHAMADO E ALGUNS TEMAS

Mantendo estas 03 características em mente, vejamos os 05 temas: 

1º Tema: Há um chamado celestial

Imaginemos uma sala de aula, e todos os dias o professor faz a chamada, e os que estão em sala respondem “presente!”, e há um silêncio ao se anunciar o nome de alguém que não está presente. Deus naquele grande dia fará esta chamada e verificação dos nossos nomes no livro da vida, a esta chamada devemos todos responder, pois por este chamado somos todos responsáveis e pela maneira que respondemos a este chamado seremos julgados, Heb 3.1, Fil 3.14.

2º Tema: Fomos chamados para ser filho de Deus e herdar todas as promessas

Somo filhos de Deus, e uma vez filho somos co-herdeiros de todas as bênçãos que há em Cristo. Precisamos tomar posse diariamente daquilo que Deus nos deu. Cada uma das promessas que há no Novo Testamento é para nós, e precisamos tomar posse delas com fé. 1Jo 3:1 (filhos de Deus); Gl 3.29 (herdeiros); 1Tm 6:12 e Heb 9:15 (vida eterna), At 2:39 (batismo no Espírito Santo), 2Pe 1.3-4 (tudo que precisamos para a vida natural e vida espiritual).

3º Tema: Chamados para sofrer e se alegrar no sofrimento injusto

Este é um tema do nosso chamado que muitos na “igreja evangélica moderna” não querem aceitar, tenho visto propagandas do tipo: “Para de sofrer, venha para a denominação tal e qual”, e esquecemos que fomos chamados para sofrer. Ao falar de sofrimento quero dizer que na vida de discípulo é natural a tribulação e aflição, e não um fato “anormal”. A teologia da prosperidade rejeita este chamado, a “igreja evangélica moderna” prega o conforto e consolo nesta vida, mas Jesus nos alertou de que no mundo as teríamos, Jo 16.33. Escrevendo à igreja de Tessalônica, Paulo não enganou os irmãos novos convertidos a respeito das tribulações e perseguições que estes irmãos estavam suportando, ao contrário, deixou-os cientes de que para isto eles foram chamados e que o fim deste sofrimentos só ocorreria na vinda de Cristo, não os enganou dando-lhes falsas esperanças nesta vida, assim devemos também fazer: Nossas esperanças de alívio devem estar na vinda de Cristo, devem estar nos céus, 1Tes 3.3-4, 2Tes 1.4-11, 1Pe 2.19-21 (ainda Mt 5.11-12, 1Pe 3.9, 1 Pedro 5:8-10).

4º Tema: Chamado para ser como Cristo, chamado para ser santo

Este tema define a forma de vida que devemos viver. Fomos todos chamados para sermos como Ele. 1Pe 1.15-16, Ef 1.4 e 1Tes 4.7 (ainda Rm 1.7, 1Cor 1.2, Gal 5.13, Col 3.15, 1Cor 1.8-9, Ef 1.18-23, Ef 4.1-2, 1Tes 2.11-12, 2Tes 2.13)

5º Tema: Chamados para proclamar, chamados para chamar outros

O texto de Mt 28.18-20 é chamado de a “grande comissão”. E o que é uma comissão? Comissão é um chamado. O nosso chamado também é a extensão de Mt 28.18-20 que nos alcançou e devemos assumir nossa responsabilidade diante do ide de Cristo. O ide de Cristo é para todos, o ide de Cristo é para nós. O ide de Cristo é o nosso chamado! 1Pe 2.9, Jo 15.16, Rm 1.5-6 (a maneira como Paulo assumiu este chamado). Este chamado implica em um ministério-função, que se expressa através do cargo de embaixador, 2Cor 5.18-20.

CONCLUSÃO

Jesus tinha uma forma toda especial para designar àqueles que eram fiéis ao seu chamado. Ele, no livro de Apocalipse, os chama de vencedores. Pois ser vencedor foi a característica de Cristo, e como Ele foi um vencedor, também devemos ser. Em Apocalipse lemos várias vezes a expressão “ao que vencer”. Todos nós fomos chamados para sermos vencedores, para assumirmos nossa pré-destinação do início ao fim,  devemos nos manter fiéis a isto, 2Pe 1.10, 2Tes 2.13-17. Devemos todos ao final de nossa carreira poder dizer o que disse Paulo:

2 Timóteo 4:5-8

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (que é a expressão concreta do chamado). Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

1 Ao falarmos de um chamado que tem por característica ser pré-existente, quero me limitar apenas ao tema da salvação (fomos todos pré-destinados para sermos salvos e vivermos a vida de Deus), este tema é um tema geral e não específico. Não ouso usar esta mesma explicação para assuntos mais específicos como casamento, por exemplo. Não sei se você foi especificamente pré-destinado a casar com alguém. Então ao falar de chamado pré-existente, falo apenas do chamado geral e abrangente a todos. Espero que haja discernimento por parte dos irmãos nisto.

ANEXO

Outro Tema: Fomos chamados ainda pecadores e transformados em filhos e povo de Deus

O que éramos antes de ter um chamado? Éramos todos pecadores.

Mateus 9:13

Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”. (Mc 2. 18- 22; Lc 5.33-39)

Romanos 9:26

e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’”.

1 Coríntios 1:26

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

Outro Tema II: Chamado para ser discípulo – negando, tomando a cruz e perdendo a vida

Marcos 8:34-35

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga- me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

 

– Referências –

Romanos 11:29

pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

2 Timóteo 2:13

Se formos infiéis, ele permanece fiel; pois não pode negar-se a si mesmo.

Romanos 8:28-30 – só para os chamados

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Efésios 4:4 – a esperança que Deus tem em nós é o seu propósito eterno

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

Colossenses 1:27

A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vós a esperança da glória

Efésios 1:11-12

Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,12 afim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

1 Pedro 1:2

escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue (…).

Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;

Isaías 53:6

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Efésios 1:4

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

2 Tessalonicenses 2:13

Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Apocalipse 13:8

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Apocalipse 17:8

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

Mateus 25:34

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

1Pedro 1:19-20

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós

Hebreus 3:1

Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Filipenses 3:14

prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deusem Cristo Jesus.

1 João 3:1 – Antes pecadores, agora filhos de Deus

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Gl 3.29

E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

1 Timóteo 6:12

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas

Hebreus 9:15

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Atos 2:39

Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”.

2 Pedro 1:3-4

Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. 4 Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

João 16:33

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

1 Tessalonicenses 3:3-4

para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso. 4 Quando estávamos com vocês, já lhes dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem.

2 Tessalonicenses 1:4-11

Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demostrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando. 5 Elas dão prova do justo juízo de Deus e mostram o seu desejo de que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo. 6 É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, 7 e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. 8 Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. 10 Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho. 11 Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

1 Pedro 2:19-21

Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. 20 Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. 21 Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando- lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

Mateus 5:11-12

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

1 Pedro 3:9

Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

1 Pedro 5:8-10

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 9 Resistam- lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. 10 O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eternaem Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

1 Pedro 1:15-16

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

Efésios 1:4

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

1 Tessalonicenses 4:7

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

Romanos 1:7

A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos:  A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 1:2

à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificadosem Cristo Jesuse chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

Gálatas 5:13

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Colessenses 3:15

Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

1 Coríntios 1:8-9

Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Efésios 1:18-23

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos 19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

1 Tessalonicenses 2:11-12

Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, 12 exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

Efésios 4:1-2

Como prisioneiro no Senhor, rogo- lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. 2 Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

2 Tessalonicenses 2:13

Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Mateus 28:18-20

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

1 Pedro 2:9

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

João 15:16

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Romanos 1:5-6

Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. 6 E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo.

2 Coríntios 5:18-20

Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

2 Pedro 1:10

Portanto, irmãos, empenhem- se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

Apocalipse 19:14

Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

2 Tessalonicenses 2:13-17

Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. 14 Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 15 Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

2 Timóteo 4:5-8

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (que é a expressão concreta do chamado). Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.