Chamados para fazer o bem

Resumo

Pecado da omissão. Ainda não sou modelo mas sou discípulo e quero aprender. Pensar em você. Não é uma palavra para acusação.

João 15:1

Jesus fala do ramos que dá fruto e que Ele limpa para que dê mais fruto. Tenho me sentido na polda de Deus. Deus está nos limpando.

A biblia é repleta de passagens que trazem condutas que não agradam a Deus, que prejudicam outras pessoas e que por isso não devem ser praticadas pelo homem.

  • Não matarás
  • Nao dirás falso testemunho
  • Não cobiçarás a mulher do próximo
  • Não farás imagens de escultura

Gálatas 5:26

Não devemos nos provocar uns aos outros e não devemos ter inveja uns dos outros. Por outro lado diversas vezes encontramosa bíblia trazendo condutas que não devem ser feitas, e imediatamente traz a respectiva conduta oposta que deve ser feita. A biblia traz o que não é para o homem fazer mas não para por aí.

Logo depois a biblia traz o que Deus espera que o homem faça em oposição aquela conduta anterior que Deus falou que não queria que o homem fizesse.

Chamados para fazer o bem

Exemplos

Efésios 4:22-24

no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade

Despojar do velho homem -> Revestir do novo homem

Efésios 4:25-32

Deixar a mentira -> Falar a verdade

Furtava -> não furte mais -> Antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.

Não sair da boca nenhuma palavra torpe -> Saia da sua boca palavra que unicamente for boa para edificação, que transmita graça aos que ouvem.

Longe: Amargura, Cólera, Ira, Gritaria, Blasfêmias, Malícia.

Sermos uns para com os outros: Benignos, Compassivos, Perdoador.

Efésios 5:11 “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as”

Não ser cúmplice nas obras infrutíferas das trevas. Reprovai-as.

Efésios 5:18-21 – “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dandosempregraças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo

Não vos embriagueis com vinho -> Enchei-vos do Espírito Santo

Como?

  1. Falando entre vós com salmos
  2. Entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais
  3. Dandosempregraças por tudo a nosso Deus e Pai
  4. Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo

A biblia traz o que não é para o homem fazermas não para por aí. Logo depois a biblia traz o que Deus espera que este homem faça. Isso acontece porque o amor não pratica o mal.

Romanos 13:10
“O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”

Qualquer conduta que vai trazer prejuízo para alguém não se enquadra como amor. O amor não pratica o mal. Mas não para aqui, “não praticar o mal”, vai adiante

Qual a postura oposta da pratica do mal? A Pratica o bem

O amor não pratica o mal.

O amor pratica o bem

O amor não apenas não pratica o mal mas além de não praticar o mal, o amor pratica o bem. Por isso diversas vezes encontramosa bíblia trazendo condutas que não devem ser feitas, e imediatamente traz a respectiva conduta oposta que deve ser feito. Porque não basta apenas não praticar o mal. Devemos não praticar o mal e praticar o bem. Alguns acham que o fato de não praticar o mal já é o suficiente.

Alguns acham que por não estar praticando o mal já está praticando automaticamente o bem. Isso é um engano. Eu posso não estar praticando o mal e não estar praticando nada. Não pratico nem o mal nem o bem. Mas o desejo de Deus para seus filhos é que não pratiquem o mal e pratiquem o bem.

Muitas vezes o que Deus requer de nós não apenas algo que eu não deveria ter feito. Muitas vezes o que Deus requer de nós é algo que eu deveria ter feito e não fiz. Muitas vezes Deus nos pede conta acerca de uma posturaomissa que adotamos.

Não fazer nada quando Deus requer que façamos é tão pecado quando fazer algo que Deus requer que não façamos.

Pecamos muitas vezes não por ação e sim por omissão.

Mateus 7:26-2 “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”

Qual foi o erro aqui? Não fez nada

A repreensão de Deus aqui é porque nada se fez. Muitas vezes precisamos nos arrepender não de algo que fizemos, mas de algo que não fizemos quando poderíamos ter feito. O amor não apenas não pratica o mal mas além de não praticar o mal, o amor pratica o bem.

Muitas vezes ficamos em uma postura indiferentediante do próximo. Não fazemos o mal. Mas não fazemos o bem, quando poderíamos fazer.

Postura de Jesus

Jesus nunca praticou o mal. Apóstolo Pedro falou com precisam isso quando registrou.

1 Pedro 2:22 “o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca”

Jesus nunca pecou. Jesus nunca praticou o mal. Mas não foi só isso. Jesus não apenas não praticou o mal, mas além de não praticar o mal Jesus sempre praticou o bem.

Atos 10:38 – “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”

Jesus andou por toda parte, fazendo o bem

Jesus olhando para as pessoas e situações desejoso de fazer bem

Marcos 6:34 “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas”

Jesus comprometido em fazer o bem

  • Viu Jesus uma grande multidão
  • Compadeceu-se deles
  • Passou a ensinar-lhes muitas coisas

A continuação deste texto traz a primeira multiplicação dos pães quando os discípulos sugeriram para que Jesus despedisse a multidão.

Marcos 6:35-37 “Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada a hora; despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer.  Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. Disseram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer”

Mas Jesus não aceitou esta proposta

Jesus era comprometido com a pratica do bem e alimentou aquela multidão

  • Jesus viu aquela multidão
  • Jesus se compadeceu dela
  • Jesus providenciou alimentação para eles
  • Segunda multiplicação dos pães

Mateus 15:32-33 “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho. Mas os discípulos lhe disseram: Onde haverá neste deserto tantos pães para fartar tão grande multidão”

Jesus era comprometido com a pratica do bem

  • Jesus viu aquela multidão
  • Jesus se compadeceu dela
  • Jesus providenciou alimentação para eles
  • Jesus olhando para as pessoas e situações desejoso de fazer bem

Mateus 9:36-38 “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”

Jesus nunca ficou indiferente diante da necessidade do homem

  • Jesus viu as multidões
  • Jesus se compadeceu delas
  • Jesus orientou os discípulos a rogar ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara

Interessante que no final do capítulo 9 Jesus manda os discípulos orarem ao Senhor da seara para que ele mande trabalhadores para a sua seara. E logo em seguida no capítulo 10 Jesus envia esses discipulos para a seara. Na realidade os discipulos eram a resposta do Pai para a oração deles mesmos

Assim:

  • Jesus viu as multidões
  • Jesus se compadeceu delas
  • Jesus orientou os discípulos a rogar ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara
  • Jesus enviou os discípulos para atender às multidões

Jesus era comprometido com a prática do bem. Muitas vezes Deus nos pede conta acerca de uma postura omissa que adotamos. Não fazer nada quando Deus requer que façamos é tão pecado quando fazer algo que Deus requer que não façamos.

Alguns textos

1) Mateus 25:31-46

Mateus 25:42-43 “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me”

O pecado foi a omissão. Não houve uma prática do mal através de uma ação propriamente dita. Mas houve o dano por não ter feito o bem.

2) Mateus 25:14-30

Parábola dos Talentos

5 Talentos -> 10 Talentos
2 Talentos -> 4 Talentos
1 Talento   -> 1 Talento

3) Lucas 10:30-37

Parábola do bom Samaritano

Lucas 10:31-33 “Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.  Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele”

Sacerdote -> Não fez o mal

Levita -> Não fez o mal

Samaritano ->Não fez o mal e fez o bem

4) Ezequiel 3:16-21

Ímpios indo para o abismo

Ezequiel 3:18-19 “Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu salvaste a tua alma

Nos versos 20 e 21 fala do caso de um justo se desviar dos caminhos do Senhor

5) Tiago 4:17

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”

Pecado é praticar o mal. Mas pecado também é não praticar o bem. Fala da indiferênça em relação ao próximo.

6) Romanos 12:17

“Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens”

Postura oposta. Esforço da minha parte para fazer o bem. A todos os homens bons e maus.

7) Romanos 12:20-21

“Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”

Bem ao Inimigo

8) Provérbios 3:27-28

“Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê- lo. Não digas ao teu próximo:Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo”

Posso fazer o bem e não faço

9) 2 Tessalonicenses 3:1

“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”

Alguns querem “chutar o pau da barraca”, porque acham que já fizeram bem de mais. Como se existisse uma cota para fazer o bem. Quando acaba a cota do mês paroe fazer o bem.

10) Gálatas 6:9-10

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”

Destaque aos irmãos na fé. Alguns tratam os de fora melhor do que tratam os irmãos Mas a Bíblia fala que devemos sim fazer o bem a todos mas dá um destaque especial aos da família da fé.

  • Cudado com a indiferença
  • Cuidado com o egoísmo

Gênesis 4:9 “Disse o SENHOR a Caim:Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu:Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?”

Não fazer nada quando Deus requer que façamos é tão pecado quando fazer algo que Deus requer que não façamos.

Algumas Justificativas para não fazer o bem

1) Já tenho muita coisa para me preoculpar

Não consigo cuidar dos meus problemas quanto mais dos outros

Postura egotista

2) Ninguém falou nada, ninguém me pediu ajuda, como eu iria adivinhar ?

Postura passiva

3) Cada um tem seu discipulador, ele que deve ajudar

Postura partidarista

Postura facciosa

4) Posso ser mal interpretado.

Podem achar que estou querendo aparecer

Postura egocêntrica

Preocupado com a sua imagem

5) Posso ficar orgulhoso por estar me preoculpando, ao ser elogiado

Postura medrosa

6) Não sou pastor, nem discipulador

Postura indiferente

7) Mas ele está colhendo o que plantou

Postura justiceira

8) Mas eu não tenho como ajudar

O que eu posso fazer?

Postura incrédula

Tiago 4:17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.