Carne de primeira também é carne

“mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13.14)

É muito fácil para nós, discípulos de Jesus, identificarmos quando agimos na carne quando essa se apresenta como verdadeiramente é: podre. Isso acontece quando pensamos ou fazemos algo grosseiramente contrário à Palavra de Deus. Quando há imoralidade, palavrões, ira intensa, desejos malignos, etc. Quando isso acontece, logo nos sentimos péssimos, amarramos em nome de Jesus, arrependemo-nos, confessamos, enfim, fazemos o que tem que ser feito de acordo com a situação.

Mas, e quando a carne não se apresenta assim tão visivelmente podre, cheirando mal? Quando o perfume e a aparência são tão agradáveis a ponto de nos confundir e nos fazer achar que estamos sendo espirituais e não carnais, como resolver isso? É uma carne recauchutada, maquiada, disfarçada, carne de primeira, mas que mesmo assim para nada se aproveita.

Disse Jesus: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita;” (Jo 6.63)

“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Romanos 8.8)

Irmãos, precisamos usar o dom de discernimento dos espíritos em nós mesmos também. Esse dom também é para sabermos se o que nós estamos pensando, falando ou fazendo vem de Deus ou não. Na minha própria experiência, já percebi que isso acontece quando jugo uma pessoa ou estou muito crítica, quando tenho um olhar sem fé, quando falta amor em mim naquele momento e quando me sinto superior ou mais espiritual que o meu próximo. Ou seja, julgamento, dureza, falta de amor, falta de fé e soberba revelam que minha carne “convertida” ou “de primeira” está reinando naquela situação e não o Espírito Santo de Deus.

Uma dica, que tem funcionado bastante para mim, é anotar aquilo que Deus verdadeiramente já falou especificamente para mim sobre meu marido (ou esposa, se for o caso), sobre meus filhos, sobre o meu trabalho, sobre meu futuro, sonhos, planos, enfim, sobre tudo. Assim, quando aparentemente Deus estiver falando algo para mim ou através de mim, posso conferir se está de acordo com o que Ele já tinha me falado antes. Mesmo que supostamente seja tão espiritual, vem da carne se estiver em direção oposta, porque Deus não se contradiz e Nele não há confusão. Outro ponto é que Deus não contradiz sua própria Palavra. O que está escrito na Bíblia é uma verdade imutável. Então, você poderá orar e o Senhor irá confirmar com sua Palavra o que Ele pensa a respeito.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos;” (Jr 17.9)

O Senhor nos ajude!

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.