Assunto: Cidade Bíblica - 36 posts

Cidade Bíblica – Babilônia

A cidade provavelmente foi fundada na época dos sumérios, mas foi insignificante até a época da dinastia Amurru (a partir de 1830 a.C.), cujo rei mais famoso, Hamurabi, ampliou magnificamente a Babilônia como residência e a converteu em capital de toda a “Sumerja e Akkad”.

Cidade Bíblica – Biblos

Biblos, cidade portuária fenícia no atual Líbano, a 40 Km ao norte de Beirute. O nome semita Gebal (colina) descreve sua posição sobre a costa. A atividade mais importante da cidade era, desde o neolítico, o comércio de além-mar com o Egeu e, sobretudo, com o Egito, que importava principalmente madeira de cedro.

Cidade Bíblica – Damasco

A cidade é mencionada várias vezes nas cartas de Amarna. A partir do final do século XI a.C., tornou-se a capital do reino aramaico e durante um curto período de tempo pertenceu ao grande império do rei Davi.

Cidade Bíblica – Ebla

O centro comercial era governado por reis em cujo palácio os arqueólogos italianos encontraram em 1975 o arquivo imperial com mais de 18 mil tabuinhas com caracteres cuneiformes que podem ser datados de cerca de 2400 a 2250 a.C.

Cidade Bíblica – Ecbatana

Ecbatana é o nome grego da capital meda Hangmatana (hoje em dia Ramadã, Irã), que mais tarde serviu aos reis persas e partos como residência de verão por causa de sua localização a 1.800 metros de altitude.

Cidade Bíblica – Elefantina

Elefantina, capital da primeira província do Alto Egito, encontrava-se numa ilha do Nilo à saída da primeira catarata em Assuã. Nas escavações mais recentes foi descoberto o santuário da deusa das cataratas, Satet, que remonta a pelo menos 3.000 a.C.

Cidade Bíblica – Em Gedi

Em Gedi está situada a oeste do Mar Morto, a 55 km ao sul de Jericó. Os cinco níveis de assentamento do oásis escavados até o momento não são anteriores à época do rei Josias, quer dizer, anteriores ao século VII a.C.

Cidade Bíblica – Alexandria

Alexandria, na costa oeste do delta do Nilo, foi desde sua fundação por Alexandre Magno, no ano 332 a.C., uma cidade cosmopolita. Como empório mundial de mercadorias e idéias, a esplendorosa residência dos ptolomeus atraiu um público internacional, que estava essencialmente influenciado pela cultura helenística e que não admitia xenofobias.

Cidade Bíblica – Amarna

Amarna, no Egito médio, foi a residência do faraó Aquenaton. Além das fundações de templos, palácios e moradias, é possível ver ainda tumbas rupestres de altos funcionários ao pé da montanha.

Cidade Bíblica – Amã

Amã, a capital do reino hachemita da Jordânia, está situada no lugar da antiga Rabba, a capital dos amonitas, cuja história começou aproximadamente no ano 2000 a.C. A primeira região povoada foi a colina da cidadela, sob a qual se estendeu a “cidade aquática”.