As quatro expressões de Paulo à Timóteo.

São quatro expressões principais (poderiam ser mais). As quatro expressões são:

  1. 1 Timóteo 4.6 – Bom ministro de Cristo Jesus
  2. 2 Timóteo 2.15 – Obreiro aprovado por Deus
  3. 2 Timóteo 2.24 – Servo do Senhor
  4. 1 Timóteo 6.11 – Homem de Deus

Gostaria de fortalecer esta pegada.

FILHO – Paulo tinha uma relação muito forte com os seus filhos (Timóteo e Tito). Antes mesmo de vivenciar aquelas quatro expressões, tudo deve começar com o “sendo filhos”, 1 Timóteo 1.2, 18; 2 Timóteo 1.2. Não é só “verdadeiro filho” e nem só “filho”, mas também “amado filho”. Cada um de nós tem sido pais nas cidades em que há evangelismo e virão outras cidades. As equipes formadas serão multiplicadores. É necessário formar estes discípulos.

Hoje somos discípulos-pais, mas continuamos como filhos, 2 Timóteo 2.1. Esta é uma prioridade, temos que ter um detector Geiger espiritual e identificar estes filhos no nosso ministério. Temos que detectar no Espírito um homem, mulher, casal, solteiro, mesmo embaraçado (que Deus vai desembaraçar) e ganharmos estas vidas.

Nossa atenção tem que ser fundamentar estes que ganharão outros..

Nunca devemos deixar de evangelizar, mas devemos estar atrás destes homens idôneos e fiéis. O segredo para ter homens fiéis e idôneos é ser homem fiel e idôneo, treinado e preparado.

FIEL -Fiel significa: digno de confiança, leal, verdadeiro, homem de fé, homem que não falha e nem decepciona e em quem se pode confiar. Alguém em que se pode depender e delegar.

Nós não vamos gerar homens fiéis e idôneos se não formos fiéis e idôneos. Vamos gerar homens segundo a nossa semelhança.

EM QUE SER FIEL – EXEMPLO DE FIDELIDADE EM TIMÓTEO

1 Coríntios 4.14-17 (v. 17). Duas coisas se destacam:
a. CAMINHO – andar, proceder, como se portar. Paulo está querendo dizer que Timóteo vai responder a sua maneira de ser. Sem orgulho, sem autoritarismo, etc. Devemos agir assim: sendo servos, humildes, não rejeitando pela vista, em amor. O exemplo de Tito, 2 Coríntios 12.16-18. É isto que por misericórdia vocês têm visto em nós e no presbitério.

b. O ENSINO – ser mestres na palavra, com simplicidade, mas não tirar a essência da palavra. Não inventar, é praticar o que temos recebido. Ministrar o Propósito Eterno, o Evangelho do Reino, as apostilhas, etc.

Em Filipenses 2.19-23, Paulo compara Timóteo a “ninguém”. Sabe que vai ter um relatório fiel, que ele serve com o filho ao pai.

1ªEXPRESSÃO – BOM MINISTRO – 1 Timóteo 4.6-16

A expressão “ministro” neste texto é diácono, servo. Também em Lucas 22.25-27: “no meio de vós eu sou quem vos “diaconei” (serve)”. Jesus se apresenta como diácono e isto dignifica o serviço, além de romper qualquer espírito de competição e visão mundana de poder e status. Este espírito de Cristo precisa permear o nosso coração. E também nossa equipe: devemos servi-los. Cristo não se envergonha de ser diácono, João 13.14-15.

1 Timóteo 4.12 – Muitas vezes devemos falar para nós mesmos “ninguém despreze a minha mocidade”. O texto também diz que devemos ser “padrão” dos fiéis e não “patrão”.

Não deixe de cuidar do corpo (embora haja a instrução de que o exercício físico é de pouco proveito, mas tem “algum proveito”, 1 Timóteo 4.8. Devemos cuidar da saúde, da barriguinha – do “air bag”).

Colossenses 4.17 – Substituir o nome Arquipo pelo seu: “E dizei a Arquipo: Cuida do ministério que recebestes no Senhor, para o cumprires”. Se você se acha qualificado (…) é porque você está desqualificado. Não foi o homem quem chamou, foi Deus.

2 Timóteo 4.5 – Sóbrio significa ter a cabeça fria. Diante do que está escrito dá vontade de sacudir cada um de vocês e dizer: “Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. É manter a simplicidade e a perseverança durante anos, e isto não é fácil.

2ª EXPRESSÃO – OBREIRO APROVADO – 2 Timóteo 2.15-23

Jorge Himitian uma vez nos disse que “tem muitos homens que são usados e não aprovados”. Ser usado por Deus não significa ser aprovado por Deus. Eu associo a expressão “obreiro aprovado” com o v.21. São vasos úteis, santos, de ouro e prata, não de madeira ou barro. Precisamos ser homens de Deus.

1 Coríntios 9.27 – Para ser aprovado não devo deixar que nada venha a me escravizar.
2 Coríntios 13.5 – Para sermos aprovados devemos nos examinar à luz da palavra.

3ª EXPRESSÃO – SERVO DO SENHOR – 2 Timóteo 2.24-26

Temos que nos ver desta forma, Ele me separou como diácono, servo e obreiro aprovado. Sendo brando, manso, apto para instruir. Não significa ser frouxo, mas repreender com mansidão. No trabalho com os discípulos precisamos ter esta postura. Sobre a disciplina e correção:

Se associamos 2 Timóteo 2.24-25 com Romanos 15.14 e Gálatas 6.1-5, entraremos no padrão de Cristo. “Nos guardemos” para não entrar na mesma situação. Não descuidar do ataque de satanás: quando ministramos a outros sobre restauração no casamento (por exemplo), satanás nos ataca nesta área.

4ª EXPRESSÃO – HOMEM DE DEUS, 1 Timóteo 6.11-14

Esta expressão se associa com o que foi relacionado nos versículos anteriores, como por exemplo o amor ao dinheiro (v. 6-10). Esta expressão aparece em 2 Timóteo 3.17. Perfeição é em Cristo, e não fora dEle. Devo estar qualificado, preparado, habilitado em toda a boa obra. Mesmo com toda a limitação, devo me olhar como “homem de Deus”. Satanás vai querer me acusar, mas devo me ver como homem de Deus. Ao ler esta expressão “homem de Deus”, Timóteo deve ter se lembrado de Moisés (Deuteronômio 33.1), Samuel (1 Samuel 9.6-10), Elias (1 Reis 17.18), Eliseu (2 Reis 5.8), Davi (Neemias 12.24, 36), Semaías (2 Crônicas 11.2), e Jigdalias (Jeremias 35.4) que, junto com ele, são os únicos que foram chamados desta forma na palavra. Timóteo é colocado nesta galeria.

CONCLUSÃO

É neste esforço e pegada que devemos andar.

Jan Gottfridsson
Olinda – PE

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.