A vontade de Deus

Quatro perguntas para se responder:

  1. O que é a vontade de Deus?
  2. O que é estar na vontade de Deus?
  3. O que é não estar na vontade de Deus?
  4. O que Deus tem para mim hoje?

O centro da vontade de Deus é o melhor lugar para se estar. Deus quer o melhor para nós. Os amigos, pais, família, eu mesmo, todos querem o melhor para nós. Porém Deus é quem conhece o melhor mesmo.

A vontade de Deus pode ser expressa ou específica.

A vontade expressa de Deus está escrita na Palavra e é para todos. Exemplos: ser e fazer discípulos, a santidade, amar, proclamar, sujeitar-se as autoridades, viver em fé, orar, o marido amar a esposa. Resumindo: são todos os mandamentos. Por isto não precisa de interpretação.

A vontade específica de Deus é diferente para cada um e Deus fala individualmente.

Atos 16:1-12

Qual o pecado Paulo e os irmãos irem para a Ásia? Qual o pecado de irem para a Macedônia? Não havia nada ilícito em ir para uma localidade ou outra. Mas qual o centro da vontade e Deus para eles? Se Deus falou, esta passou a ser sua vontade. Imagine a dificuldade de Paulo ao falar para os outros irmãos. Será que eles entenderam de imediato? Caso não tenham buscado ao Senhor, poderiam pensar que Paulo estava com medo de ir para a Ásia, ou que pudesse haver algum interesse pessoal para ele na Macedônia. É preciso obedecer e agir por fé, às vezes não se entende no momento o porquê de Deus mandar algo, depois é que vem o entendimento.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” – Rm 12:1-2

Deus é perfeito. A vontade dele para nós hoje pode não ser a mesma para amanhã. É preciso estar atento. Hoje Deus pode querer que o conheçamos mais, que estude a Palavra. Amanhã que eu cresça espiritualmente nos dons, que manifeste um dom específico. Depois pode ser se humilhar. Depois para lutar. Depois para ficar quieto.

E o que temos para saber se estamos ou não no centro da vontade de Deus? A paz em nossos corações e a confirmação das autoridades (pais, pastores). Deixar de fazer o que Deus fala traz falta de paz.

É preciso cuidado com o que temos no coração. Quando temos algum desejo no coração é possível que misturemos nosso sentimento com o que achamos ser a vontade de Deus. E podem aparecer algumas situações em que aparentemente Deus está confirmando aquela nossa vontade, quando na verdade não está. Os planos de Deus são diferentes dos nossos. É preciso humildade para separar o que é de Deus e o que é do coração enganoso.

Deus também expressa sua vontade através dos relacionamentos de autoridade e comunhão. Se algo é de Deus ele confirma através das autoridades em nossa vida, daqueles que estão perto. Quem rejeita as autoridades rejeita o próprio Deus.

“Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” – 1 Coríntios 2:14-15

Não é simples achar a vontade específica de Deus, mas é uma experiência maravilhosa. O que temos se estamos na vontade de Deus? Temos paz, garantia, segurança e promessa.

por Adilson

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.