A Oração de Jabez

Da tribo de Judá. Significado do seu nome é “SOFRIMENTO” porque foi gerado com muitas dores. Tinha outros irmãos. Naqueles tempos ao se dar nome a um recém-nascido, não se escolhia simplesmente o nome mais bonito, procurava-se um sentido, um significado para o nome que se ia dar

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. …estes, registrados por seus nomes, foram príncipes nas suas famílias; e as famílias de seus pais se multiplicaram abundantemente.” – 1 Crônicas 4:9-10; 38

Há situações na vida – de sofrimento, dor, provações – que parecem ser definitivas… São quadros que parecem que nunca vão mudar… As reações das pessoas diferem nestas situações. Há aqueles que se acomodam, suportando o pesado fardo; outros além de suportar, ainda realimentam o sofrimento! Mas há também aqueles que reagem! A Bíblia fala de um homem que nasceu marcado pela dor, e fadado a sofrer, que não se acomodou. Através da fé em Deus, e por meio da oração, Deu uma virada radical na sua vida… Seu nome é JABEZ!

Quem era Jabez

1) Quem era JabezJabe

Da tribo de Judá. Significado do seu nome = “SOFRIMENTO” – porque foi gerado com muitas dores… Tinha outros irmãos. Naqueles tempos ao se dar nome a um recém-nascido, não se escolhia simplesmente o nome mais bonito, procurava-se um sentido, um significado para o nome que se ia dar… Assim, os nomes próprios tinham significado, e de um modo geral todos conheciam os significados dos nomes uns dos outros. De tal forma isto estava entranhado na cultura daquele tempo que, ao se pronunciar o nome de alguém, estava vivo na memória o significado daquele nome. Desta forma, Jabez tinha a triste sina de ter que carregar consigo a marca do sofrimento, durante toda a sua vida, e por onde quer que fosse.

2) Jabez deu uma virada radical na sua vida

  1. Creu no Deus Vivo e Verdadeiro;
  2. Invocou a Deus;
  3. Reconheceu a sua necessidade, e que somente através da bênção de Deus a sua vida poderia mudar; Pediu a Deus que o abençoasse: “Oh! Que me abençoes”!
  4. Ele orou por si próprio! Fez uma oração sincera, cheia de fé! Ele não foi procurar ninguém para orar por ele, ou profetizar sobre a sua vida.

Ele mesmo orou pelo seu próprio problema! Você pode fazer o mesmo hoje! Você pode e deve falar diretamente com Deus em oração. Antes de pedir a outras pessoas que o auxiliem em oração, seja você o primeiro a orar pelo seu problema!

3) Os três pedidos que Jabez fez a Deus

1. Que me alargues as fronteiras

Jabez demonstra que não está disposto a ficar preso à preconceitos, medos, amarras, limites; confia que, com a bênção de Deus, poderá avançar, sair do seu “mundinho” para ser um desbravador, conquistador, empreendedor, e ir além das fronteiras do seu país, partir para conquistar o mundo! Jabez foi sábio. Ele não se aventurou a nem se arriscou a tentar dar a grande virada da sua vida sozinho… Ele se lembrou do Deus de Israel, e não hesitou em buscar em Deus a bênção para a sua vida!

2. Que seja comigo a Tua mão

Um hino dos antigos hinários evangélicos muito entoado no passado diz assim: “Com Tua mão, segura bem a minha Pois eu tão frágil sou, ó Salvador… Que não me atrevo, a dar jamais um passo, Sem Teu amparo, Cristo Meu Senhor!” Jabez buscou a proteção divina para o seu caminhar. A poderosa “Mão de Deus” traz unção, abrigo, proteção, e abre portas…

3. Que me livres do mal

Não é sábio subestimar os perigos que existem ao redor… O mal existe! O Tentador existe, e vive ao nosso derredor, rugindo como Leão, querendo nos tragar! E há também pessoas más pelo caminho, infelizmente! Ao reconhecer o perigo ao redor devemos reconhecer ainda mais o quanto dependemos de Deus para nos proteger e guardar.

Jabez foi muito sábio!

Deus concedeu a Jabez tudo o que ele pediu em oração! Ele foi PRÍNCIPE entre os seus irmãos (v.38) Jabez foi feliz! Jabez deu um basta ao sofrimento ! Mandou fóra o mal, a derrota e o fracasso! Através da sua fé em Deus, e, a partir de uma oração, Jabez deu uma virada radical na sua vida! Aprendemos com a história de Jabez…

1. Que não devemos aceitar e nos conformar a situações de sofrimento, dor e miséria. Podemos e devemos mudar a nossa sorte, através da fé em Deus, e por meio da oração;

2. Que devemos reconhecer que necessitamos da bênção de Deus para a nossa vida, e nos dirigir diretamente a Ele, suplicando: “Oh! Que me abençoes”!

3. Que devemos lançar fora todo medo e “amarras”, ter espírito de luta e de conquista, e estar dispostos a ir além, ultrapassar barreiras, romper fronteiras… Podemos e devemos pedir isto a Deus!

4. Que não podemos nos aventurar a dar nenhum só passo sem a direção de Deus. Devemos orar diariamente: “Que seja comigo a Tua mão”!

5. E que devemos ser cautelosos, prudentes, vigilantes, para não cairmos nas astutas ciladas de Satanás. Devemos orar sempre “Que me livres do mal”!

Você pode hoje dar uma virada radical na sua vida também! Faça como Jabez, reconheça hoje a sua necessidade, invoque o “Deus de Israel”, e faça o seu pedido em oração, de forma simples, objetiva, direta. Assim como Deus ouviu e atendeu a JABEZ, Ele também atenderá ao clamor do seu coração. Mensagem preparada e pregada pelo

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.