A importância da meditação diária da Palavra de Deus

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. 2 Tm 3:16-17

A comunhão e intimidade com Deus passam pela leitura e pela prática da palavra, pois para praticarmos precisamos primeiramente conhecer qual é a vontade de Deus.

Assim como Jesus, cada filho de Deus também passará por um teste que visa provar a sua fé, e ninguém conseguirá vencer as provações na sua própria força. Jesus no início do seu ministério passou por uma prova de fé e Ele venceu o inimigo declarando textos da palavra de Deus. Ele disse: “está escrito” Mt 4:4.

Deus conduz os seus filhos a provação e o diabo conduz a tentação, por isso precisamos ser cheios da palavra de Deus, pois ela nos levará a sermos aprovados por Deus em qualquer situação.

Temos recebido durante a nossa caminhada o desafio de lermos a bíblia em um ano através do nosso plano de leitura anual. E Deus tem colocado este alvo no nosso coração como uma estratégia para consolidar a vida de cada discípulo de Jesus, pois temos compreendido que a palavra de Deus deve habitar ricamente em cada um de nós Cl 3:16.

De acordo com o texto acima 2 Tm 3:16-17, nós só podemos ser ensinados, repreendidos, corrigidos e educados na justiça, através da palavra de Deus.

Sermos ensinados significa: Sermos instruídos, adestrados, habilitados através da catequese, (ensino repetitivo da palavra).

Sermos repreendidos significa: sermos admoestados (fazer enxergar, fazer lembrar), sermos censurados, sermos advertidos.

Sermos corrigidos significa: sermos restaurados, reconstruídos, melhorados, feitos novamente.

Sermos educados significa: recebermos formação, instruções, ganharmos mais habilidades.

É por esse motivo que nós utilizamos o programa de leitura anual, pois ele se torna uma ferramenta eficaz de cooperação para a formar a vida dos discípulos através da palavra de Deus.

Vejamos quatro áreas das nossas vidas em que a leitura diária da palavra pode cooperar para sermos formados:

1. A leitura diária da palavra gera em nós a DISCIPLINA:

(Esta disciplina é no sentido de sermos bem organizados).

Nós oramos para que o reino de Deus seja estabelecido na nossa vida, e o reino de Deus é um reino de ordem e não de desordem:

“venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. MT 6:10

Todo discípulo que tem o governo de Deus aplicado na sua vida precisa ser bem disciplinado (organizado), pois Deus confiou responsabilidades a cada um de nós a qual iremos prestar contas a Ele. Uma destas responsabilidades está ligada a mordomia do tempo.

– Se quisermos ser bem disciplinados e organizados, temos que começar administrando bem o nosso tempo:

Muitas vezes passamos horas em frente de um computador ou em frente de uma tv vendo um filme, e deixamos de ler a palavra de Deus que é o mais importante para o nosso crescimento espiritual. Passam-se os anos da nossa vida, e continuamos sendo crianças no reino, sem força para vencermos os nossos desafios.

Isto denuncia que ainda somos desorganizados, pois se não estamos conseguindo ler a palavra de Deus diariamente, é porque não estamos administrando bem o nosso tempo.

– Como podemos administrar bem o nosso tempo:

Para que haja uma boa administração do nosso tempo precisamos aprender a estabelecer alvos para nós atingirmos. Ninguém se empenha para alcançar alguma coisa se não tiver um objetivo bem determinado. Quando não estabelecemos alvos, nós ficamos perdidos e sem um rumo certo para seguirmos, então acabamos nos desanimando e não chegamos a nenhum lugar.

Este é o motivo pelo qual a maioria das pessoas que se dizem discípulos de Jesus ainda são fracas na fé. Se fizermos uma estatística no meio da igreja para sabermos quem já leu toda a bíblia pelo menos uma vez, iremos nos surpreender com o número de pessoas que ainda não tiveram esta experiência, inclusive muitos pastores e líderes.

A prova de que o reino de Deus está sendo aplicado em nossa vida é quando priorizamos buscá-lo em primeiro lugar.

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mt 6:33

2. A leitura diária da palavra gera em nós a PERSEVERANÇA:

A perseverança não está associada apenas a um programinha de leitura, mas ela está primeiramente associada a nossa salvação:

“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Mt 24:13

– Precisamos ser perseverantes para conseguirmos atingir o nosso alvo.

Se não somos perseverantes para cumprirmos um alvo de leitura diária da palavra, como iremos perseverar para alcançarmos a nossa salvação. Se tivermos um alvo para atingirmos, precisamos dar passos práticos para alcançarmos, e isso vai exigir muita perseverança.

Sempre irão surgir situações para nos desviarmos do alvo que estamos propondo atingir. Por isso precisamos priorizar a leitura da palavra logo pela manhã, pois se nos enchermos dela logo no começo do dia, nós teremos antecipadamente mais recursos para vencermos as tentações que surgem no dia a dia, até mesmo dentro da nossa própria casa.

É dentro da nossa casa que corremos o risco de pecarmos mais vezes:

– Por isso temos que perseverar em:

Guardar a palavra no nosso coração: Sl 119:11.

Ser santificado diariamente pela palavra: Jo 17:17.

Apropriar do escudo da fé que é a palavra: Ef 6.

– Tudo é vencido por fé e a palavra de Deus é a fonte da nossa fé:

E a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus: Rm 10:17.

O que não provém da fé é pecado: Rm 14:23.

O Justo viverá da fé: Hb 11:6.

Pois é pela fé que nós poderemos agradar a Deus, vencermos o diabo, alcançarmos as promessas,  darmos bom testemunho.

3. A leitura diária da palavra gera em nós a UNIDADE DA FÉ:

Este desafio de leitura é para que toda a igreja chegue a unidade da fé:

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Ef 4:13

Todos os discípulos aprendendo a ouvir a voz do Senhor simultaneamente. Todos falando a mesma coisa, tendo um mesmo parecer, mesmo sentimento, mesmo amor. Fl 2:2.

Todos lendo os mesmos capítulos da palavra e compartilhando sobre o mesmo assunto quando estiverem juntos, pois é juntos que somos edificados em amor e isto só é possível quando somos cheios da palavra de Deus.

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”. Cl 3:16

4. A leitura diária da palavra gera em nós a SENSIBILIDADE ESPIRITUAL:

Deus fala conosco através da Sua palavra, por isso precisamos estar cheios dela, para sermos mais sensíveis e ouvirmos a Sua voz. Deus nos chamou para vivermos em comunhão com Ele, pois esta é a Sua vontade desde o princípio da criação, A palavra diz que Deus andava pelo jardim na viração do dia, para falar com o homem que Ele havia criado. Gn 3:8

Temos o exemplo de Jesus que vivia constantemente em sintonia com o Pai:

– Jesus era sensível a voz do Pai:

“Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou”. Jo 5:30

– Jesus também era sensível a presença do Pai:

“E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”. Jo 8:29

Esta sensibilidade só vem através da palavra. Deus quer que seus filhos sejam sensíveis para ouvir a Sua voz. Ele continua falando particularmente a cada um de nós, trazendo conselhos e direção para caminharmos e crescermos espiritualmente.

“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”. 1 PE 2:2

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.