A Didaquê (instrução) do Senhor separado em Temas

Didaquê (Διδαχń): Ensino, doutrina, instrução em grego clássico.

(Mateus 5, 6, 7; Efésios 4, 5, 6; Romanos 12, 13, 14)

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.”(1 João 2:3-6)

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7.21)

1. Sobre ira e xingar o irmão

Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. (Mateus 5.22)

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,nem deis lugar ao diabo. (Efésios 4.26-27)

2. Sobre reconciliação

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. (Mateus 5.23-26)

3. Sobre adultério

Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. (Mateus 5.28)

Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério. (Mateus 5.32)

4. Sobre jurar

Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei;nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno. (Mateus 5.34-37)

5. Sobre vingança e resistir ao mal

Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. (Mateus 5.39-41)

Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; (Romanos 12.17)

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12.19-21)

6. Sobre dar e emprestar

Dá a quem te pede e não voltes às costas ao que deseja que lhe emprestes. (Mateus 5.42)

Compartilhai as necessidades dos santos; (Romanos 12.13)

7. Sobre amar os inimigos e orar por quem nos persegue

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. (Mateus 5.44-45)

Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. (Romanos 12.14)

8. Sobre querer receber glória de homens

Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. (Mateus 6.1-5)

Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6.16-18)

9. Sobre orar em secreto ao Pai

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6.6)

10. Sobre usar vãs repetições nas orações

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. (Mateus 6.7-8)

11. Sobre perdoar

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.14-15)

12. Sobre as riquezas materiais

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mateus 6.19-21)

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Mateus 6.24)

13. Sobre estar inquieto ou ansioso

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (Mateus 6.25)

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mateus 6.31-34)

14. Sobre julgar

Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. (Mateus 7.1-2)

Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. (Romanos 14.4)

Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. (Romanos 14.10)

Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. (Romanos 14.12-13)

15. Sobre o ter cuidado com o iníquo

Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem. (Mateus 7.6)

16. Sobre pedir a Deus, orar

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate,abrir-se-lhe-á. (Mateus 7.7)

[sede] na oração, perseverantes; (Romanos 12.12)

17. Sobre relacionamento com as pessoas

Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. (Mateus 7.12)

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. (Romanos 12.9)

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Romanos 12.10)

Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; (Romanos 12.17)

Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; (Romanos 12.18)

Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. (Romanos 12.15)

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Romanos 13.8-10)

Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. (Romanos 14.19)

É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [se ofender ou se enfraquecer]. (Romanos 14.21)

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; (Efésios 4.1-3)

Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. (Efésios 4.31-32)

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. (Efésios 5.1-2)

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5.18-21)

18. Sobre o Caminho do Senhor

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (Mateus 7.13-14)

19. Sobre os falsos profetas

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. (Mateus 7.15-17)

20. Sobre santidade, separação do mundo

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1-2)

Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. (Romanos 13.12-14)

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza do seu coração os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,
se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. (Efésios 4.17-24)

Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles.Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor.E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. (Efésios 5.5-11)

21. Sobre humildade

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Romanos 12.3)

Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. (Romanos 12.16)

22. Sobre como servir ao Senhor

No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; (Romanos 12.11)

23. Sobre hospitalidade

Praticai a hospitalidade; (Romanos 12.13)

24. Sobre se alegrar

Regozijai-vos na esperança. (Romanos 12.12)

25. Sobre nosso comportamento na tribulação

Sede pacientes na tribulação. (Romanos m 12.12)

26. Sobre se submeter às autoridades

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. (Romanos 13.1-2)

É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. (Romanos 13.5)

27. Sobre pagamento de impostos ou tributos, respeito e honra a quem de direito

Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. (Romanos 13.6-7)

28. Sobre diferenças na fé ou de opiniões

Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. (Romanos 14.1-5)

29. Sobre mentir

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. (Efésios 4.25)

30. Sobre furtar

Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. (Efésios 4.28)

31. Sobre nosso falar

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. (Efésios 4.29)

Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. (Efésios 5.3-4)

32. Sobre remir o tempo e fazer a vontade de Deus

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,remindo o tempo, porque os dias são maus.Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. (Efésios 5.15-17)

33. Sobre estar cheio do Espírito Santo, ser fortalecido no Senhor e vestir a armadura de Deus

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5.18-21)

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. (Efésios 6.10)

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6.11-18)

34. Sobre dar graças a Deus

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5.18-21)

35. Sobre o comportamento da esposa para com o seu marido

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. (Efésios 5.22-24)

Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido. (Efésios 5.33)

36. Sobre o comportamento do marido para com a sua esposa

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. (Efésios 5.25-28)

Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido. (Efésios 5.33)

37. Sobre o comportamento dos filhos para com os pais

Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. (Efésios 6.1-3)

38. Sobre o comportamento dos pais para com os filhos

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. (Efésios 6.4)

39. Sobre o comportamento dos servos (ou trabalhadores) para com os seus senhores (ou chefes)

Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. (Efésios 6.5-8)

40. Sobre o comportamento dos senhores (ou chefes) para com os seus servos (ou trabalhadores)

E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas. (Efésios 6.9)

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.