A Carne: Inimiga de Deus nos relacionamentos

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amoresforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Ef 4:1-3

humildade e mansidão, com longanimidade é a forma mais prática de preservarmos a unidade do Espírito nos nossos relacionamentos. Ao contrário disto, a CARNE é a maior inimiga de Deus nos relacionamentos, pois ela pode quebrar a Unidade do Espírito que existe entre os irmãos.

Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Rm 8:8

CARNE (no sentido da palavra de Deus) significa: a natureza humana deixada à vontade e dominada pelos seus desejos e impulsos. Uma pessoa CARNAL: É aquela que pertence à natureza humana deixada à vontade dos seus pensamentos e desejos em contraste com os pensamentos e desejos espirituais, que vem de Deus.

“A vida carnal impede os discípulos de amadurecerem, de receberem mais revelação, de se relacionarem e de vencerem o mundo”.

O ser humano quando não está sujeito a Deus, tem inclinação para o pecado. A CARNE é alma e corpo não sujeitos ao espírito. Deus quer nos santificar.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Ts 5.23

O salvo pode ser carnal ou espiritual: Se for carnal ele corre sério risco de perder a salvação.

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Rm 8:13

1. Quais são as obras da CARNE:

Obras: fala de uma construção – edificaçãoQual é a obra que nós estamos edificando?  Tanto no Espírito como na carne esta obra está sendo edificada. O fundamento pode ser correto, mas precisamos tomar cuidado com os materiais que estamos usando para edificar sobre o fundamento:

Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 1 Co 3:11-13

O apóstolo Paulo diz pelo Espírito, que as obras da carne são conhecidas de todos nós, porque fazem parte da natureza humana. São obras extremamente destruidoras que parecem estar organizadas atingindo o discípulo individual e coletivamente.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Gl 5:19-21

Elas estão organizadas neste texto da seguinte forma:

DE NATUREZA MORAL: prostituição, impureza, lascívia.

DE NATUREZA ESPIRITUAL: idolatria (soberba, orgulho, independência), feitiçarias.

DE NATUREZA SOCIAL: inimizades, porfias (discussão, briga), ciúmes, iras, discórdias, dissensões (divergência de opiniões), facções (divisões, seitas), invejas, bebedices, glutonarias.

Não herdarão o reino de Deus: Significa que ficam privados não somente do céu ou da salvação eterna, mas também (no presente), da justiça, paz e alegria no Espírito Santo, que é a base do reino de Deus nas nossas vidas.

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Rm 14:17.

2. A realidade da vida de um discípulo até a vinda de Jesus:

Esta realidade é de guerra da carne contra o Espírito. Por isso ela exige total clareza, prudência e disposição por parte do discípulo para combater e vencer.

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Gl 5:17

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Rm 7:18

3. A verdade que sobrepõe a realidade deste mundo.

A verdade sempre prevalecerá sobre uma realidade. A verdade é Cristo e a Sua palavra, por isso precisamos estar convictos de que Deus nos deu todos os recursos que precisamos para termos completa vitória na luta contra a carne.

O grande segredo está em andarmos no Espírito:

O texto abaixo, nos revela que andando no Espírito o discípulo JAMAIS fará os desejos da carne. Esta declaração é a verdade.

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gl 5:16

Deus não nos pediu nada que seja impossível de realizar. É pelo ESPÍRITO que nós podemos mortificar os feitos da carne e levarmos uma vida vitoriosa.

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Rm 8:13

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.