A armadura de Deus

A armadura de Deus não é só para nos proteger dos ataques do inimigo, mas para atacá-lo, com segurança, e destruir todas as suas obras, em nome de Jesus

Ef 6.10-20

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder”

“ Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Ef 6.12)

“ Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas… “ (2 Co 10;4,5)

CINGINDO-VOS COM A VERDADE

Cingir-se: prender a roupa folgada com um cinto para ter habilidade para lutar e correr.

“ o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (Jo 14.17) ver Jo 16.13 e 1 Jo 5.20

A verdade não está no mundo: (Is 59.14,15) ; (Os 4. 1-3)

Esta parte da armadura é imprescindível porque o inimigo com o qual lutamos é o pai da mentira

Satanás o pai da mentira (Jo 8.44) é realmente contra quem lutamos, e ele prende o mundo pelo engano, assim a palavra define sua manifestação no tempo do fim (2 Ts 2.9-12)

Para estarmos cingidos com a verdade é necessário conhecermos a verdade. Além de conhecermos Jesus como a verdade e o verdadeiro Deus e a vida eterna (Fp 3.8 ; 1 Jo 5.20), precisamos também reconhecer que TODA a Palavra de Deus é verdadeira.

Aqueles que não amarem a verdade e não a guardarem cairão facilmente nas armadilhas de Satanás e estarão destinados ao fracasso. A VERDADE É A NOSSA ÚNICA BASE E FIRMEZA, por isso “habite ricamente em vós a palavra de Cristo…(Cl 3.16) “ e andemos e lutemos “…segundo é a verdade em JESUS (Ef 4.20,21) ”

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jo 8.3

VESTINDO-VOS DA COURAÇA DA JUSTIÇA

A justiça e a verdade andam de mãos dadas

A Couraça: Vai do pescoço até abaixo da cintura; protege os órgãos vitais (coração, pulmão) e abdominais (fígado e estômago). Mantém a integridade física, mas a justiça pelo sangue de Jesus nos dá integridade espiritual.

A couraça é para proteger as costas e o peito, e o coração (Rm 10.10) de toda a injustiça.

“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Co 5.21) “

  • Justificados pelo sangue (Rm 3.25 ; Rm 5.9)
  • Justificados pela graça (Rm 3.24)
  • Justificados pela ressurreição (Rm 4.25)
  • Justificados pela fé (Rm 5.1,2)
  • Justificados pelo próprio Deus (Rm 8.33)

Por isso temos que “ ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer e o poder de sua ressurreição …” (Fp 3.9,10); (At. 13. 38,39)

Temos que reconhecer que nossa própria justiça não basta (Is 64.6). Assim temos que nos apropriar da justiça de Cristo Jesus, para podermos utilizar o Seu poder.

Se falharmos com Deus, temos que buscar imediatamente a restauração com Ele, e buscar a Sua justiça, isto é, a justiça que nele há. ( 1 Jo 1.9) .

CALÇAI OS PÉS COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ

Calçados: Botas rígidas para no solo irregular dar firmeza, evitar tropeços, ou quebrar o pé. O Evangelho faz isto, nos dá um andar firme em solo difícil (o mundo).

O fato de esta parte da armadura ter a ver com os pés, demonstra preparo, prontidão, vontade, entusiasmo para IR … CONFORME O ÚLTIMO MANDAMENTO QUE JESUS DEU AOS SEUS DISCÍPULOS. (Mt 28. 18-20) ; (Mc 16.15,16)

Se não calçarmos os pés e formos, não adiantará muito estar cheio do poder de Deus e ainda afirmar ESTOU DISPONÍVEL para o Senhor.

“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52.7)

“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. (Sl 126.6)

EMBRAÇANDO SEMPRE O ESCUDO DA FÉ

Escudo: Havia dois tipos: um pequeno (corpo a corpo) e um grande para campo aberto. Eram de tábuas de mais ou menos 5 cm de espessura revestidos de couro, que eram mantidos molhados para apagar as flechas incendiárias do inimigo.

O escudo é a parte da Armadura que se move com nosso braço, para proteger todo o corpo dos dardos inflamados do maligno.

Sem a FÉ não podemos segurar e nos valer da VERDADE, não podemos nos apropriar da JUSTIÇA que há em Cristo Jesus e nem CALÇAR OS PÉS COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ.

  • Pela fé nós vivemos (Gl 2.20)
  • Pela fé nos mantemos firmes (Rm 11.20)
  • Pela fé andamos (2 Co 4.18 ; 2 Co 5.7)
  • Pela fé obtemos bom testemunho (Hb 11.2)
  • Pela fé vencemos o mundo (1 Jo 5. 4,5)
  • Pela fé vencemos o inimigo (1 Pe 5. 8,9)

Não podemos esquecer que esta parte da armadura, tem a ver com o conhecimento que temos da palavra de Deus, a fonte da fé (Rm 10.17), portanto em momento algum devemos diminuir nossa comunhão com a palavra de Cristo e com o Seu Espírito.

TOMAI TAMBÉM O CAPACETE DA SALVAÇÃO

Capacete: cobria toda a cabeça, inclusive ouvidos e pescoço, com uma viseira para olhar. A salvação protege o que vemos, respiramos, ouvimos, falamos .

O Capacete protege a cabeça, e como esta armadura é espiritual, então o Capacete é para proteger nossa mente.

É na mente que Satanás lança seu engano, suas acusações e dúvidas. Um exemplo bem claro desta ação do inimigo vemos na conversa de Eva com ele no jardim (Gn 3. 1-6) de Pedro em (Mt 16.22,23) e daqueles que duvidam de Deus (Tg 1.6-8).

O ataque contra a mente é para por dúvida no poder e na realidade que a salvação em Cristo nos garante, tentando nossa mente a ir para o natural e portanto cair em pecado,. (Rm 14.23)

Por isso a mente que não se firma em Deus torna-se um território do inimigo e portanto a armadura toda fica prejudicada pois o soldado desiste de lutar, ou luta sem a orientação do comandante Cristo o Senhor, e acaba derrotado.

É como se diz popularmente que há inimigo na trincheira, esta, aliás é uma estratégia de Satanás como já vimos nos exemplos acima mas também em Neemias 4. 11 .

É bom lembrar a advertência de Paulo em 2 Co 2.11 ‘para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” e sua orientação sobre o que deve ocupar nossa mente em (Fp 4.8)

O que o Senhor Jesus nos diz é que temos autoridade contra todo o poder do inimigo (Lc 10.19)

Buscar diante de Deus a alegria da salvação (a volta ao 1º amor) Sl 51. 12 e 13) (Ex. Velho e novo convertido

SE PERCEBERMOS QUE HOUVE ALGUM PROBLEMA NESTA PARTE DA ARMADURA, DEVEMOS BUSCAR LOGO O SENHOR, CONFESSAR NOSSO PECADO E PEDIR QUE ELE PONHA NO LUGAR O CAPACETE DE NOVO.

“ muito mais o sangue de Cristo , que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos o Deus vivo. (Hb 9.14)

A ESPADA DO ESPÍRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS

Temos que atacar o inimigo com a espada do Espírito que é a palavra de Deus. Ela deve ser usada ofensivamente para atacar, para por em fuga o inimigo. Jesus resistiu ao diabo com a palavra. Ele disse: “Assim está escrito”

  • A palavra vem de Deus (2 Tm 3.16)
  • A palavra deve habitar em nós (Cl 3.16)
  • A palavra deve estar no coração (Sl 119.11)
  • A palavra deve ser bem manejada (2 Tm 2.15)

Com toda a oração e súplica: Nunca podemos esquecer ou diminuir nossa prática de oração e súplica diante de Deus.

  • A armadura de Deus está a nossa disposição.
  • Nosso Pai celeste a preparou para nós.
  • Ela tem que ser usada integralmente, todas as peças de uma só vez.
  • Usando a armadura estaremos protegidos e desimpedidos para nosso ministério.

TODA ESTA ARMADURA SE RESUME EM UM SÓ NOME: JESUS!

Ele próprio é a nossa armadura. (Is 11.5; Is 59.17 ; Is 52.7)

A OPOSIÇÃO CONTRA NÓS

Completamente revestidos de Cristo como diz em Gl 3.27 , não podemos desanimar nem recuar nunca diante da oposição das trevas. (2 Cr 15.7 ; 1 Co 15.58)

  • A oposição do diabo : (Lc 10.19 ; Ap 12. 10,11)
  • A oposição das pessoas: (Mt 5.11,12 ; 1 Pe 3.13-16 ; Is 51. 6-16)
  • A oposição de tudo e de todos: (2 Co 4.7-11 e 16-18)

IMITADORES DE DEUS – EFésios 5:1

  • Fazer a vontade de Deus, passo a passo e cada passo é um milagre.
  • A intenção mais profunda do nosso coração tem que ser Deus. (Sl 73. 25 e 26 <> Sl 27. 8)
  • Nós temos que estar debaixo da ação e da influência da palavra de Deus. (Hb 4. 12 e 13); (At 20. 32; 2 Tm 3. 16 e 17)
  • Nós temos que debaixo da ação do Espírito Santo. (Ez 36. 27; 2 Co 3. 18)
  • Vinculados no corpo de Cristo: (Cl 2. 19 e Ef 4. 16)

ORAÇÃO E INTERCESSÃO

“ Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que:

  • transbordeis de pleno conhecimento de Sua vontade
  • em toda a sabedoria e entendimento espiritual (Temor de Deus)
  • a fim de viverdes de modo digno do Senhor
  • para o seu inteiro agrado
  • frutificando em toda a boa obra
  • e crescendo no pleno conhecimento de Deus.
  • Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da Sua glória
  • Em toda a perseverança e longanimidade
  • Com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. (Cl 1. 9-13)

Mas, sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa. 2 Crônicas 15.7

DISPÕE-TE

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu” Is 60. 1-3

Nós Indicamos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.